Longe das passarelas desde 2012, quando trocou a carreira de estilista “em prol de uma maior qualidade de vida”, Walter Rodrigues vive hoje um novo momento profissional, atuando como coordenador do maior núcleo de pesquisa no setor de couro do Brasil: a Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro. Glamurama entrevistou Walter, que está em São Paulo para a abertura do Salão Inspiramais, projeto sobre sustentabilidade da Assintecal que acontece entre esta quarta e quinta no Centro de Convenções do shopping Frei Caneca. Na entrevista abaixo, muita moda, claro.
Glamurama – Por que você decidiu deixar as passarelas?
Walter Rodrigues – “Minha decisão em deixar as passarelas e o sistema de confecção de roupas foi por uma busca de uma vida mais feliz, foi por qualidade de vida. Hoje moro em Caxias do Sul, um lugar que tem uma natureza disciplinada, pois as estações são bem definidas, com paisagens lindas, muita tradição e cultura. Aqui no Sul vivo feliz, mas mantenho uma casa em São Paulo, pois ainda se faz necessário. Muito do meu tempo é dedicado aos estudos e elaboração da pesquisa que define as estações do Fórum de Inspirações. Tenho um bom grupo de estudos.”
Glamurama – Seu olhar sobre a moda continua sendo o mesmo desde o início de sua carreira?
Walter Rodrigues – “Continuo acreditando que todos os elementos socioculturais que movem o mundo influenciam o comportamento do consumidor. Neste sentido acredito que o olhar sobre a moda se mantém. Minhas pesquisas e meus olhares para o mundo sempre serão meu ponto de partida.”
Glamurama – Como é seu dia a dia como coordenador do núcleo de design da Assintecal?
Walter Rodrigues – “Busco compreender como podemos decodificar os aspectos culturais e socioeconômicos e como esses elementos serão compreendidos como ponto de partida para inspirar projetos e produtos de moda originais. Busco encantamento partindo destes elementos culturais para creditar moda ao comportamento do consumidor. Toda a pesquisa dentro do Núcleo de Design da Assintecal é o resultado de trabalho com dois anos de antecedência e que envolve 28 consultores de design, que desenvolvem junto com as empresas a pesquisa que resulta em 750 matérias novas a cada edição do Inspiramais. A pesquisa é o inicio da cadeia dos produtos de moda. Nesta edição estamos apresentando o inverno 2016, cujo o nome do projeto chama-se Pertencimento. Toda a pesquisa é baseada na importância de expressar sua identidade. Um trabalho lindo e que envolveu 100 empresas que receberam este comando e que geraram novos materiais.”
Glamurama – A moda, sob o seu olhar, caminha para que lado?
Walter Rodrigues – “A moda nunca será a mesma. Apesar de ter uma sequência de fundamentos que se parecem, a moda se revigora e se apresenta em evolução. Acredito nesta ideia do pertencimento e na busca da originalidade. No Brasil temos que buscar este pertencimento, mas de uma maneira globalizada. Não é desenhando papagaios que teremos um produto que fala sobre nós. Nosso lifestyle não é esse. Temos que pensar na questão da diversidade, na ideia de sermos vibrantes em diversos aspectos. Mas tudo isso dentro de uma percepção conectada, sabendo decodificar o nosso universo para conseguirmos vender para o mundo todo. E isso vale para nosso consumo no mercado externo como no interno. Somos gigantes e regionalizados. E é esse olhar sobre o consumo que vai converter nossa moda para originalidade e encantamento.”