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PARIS, FRANCE – SEPTEMBER 28: Models walk the runway during the Vionnet show as part of the Paris Fashion Week Womenswear Spring/Summer 2017 on September 28, 2016 in Paris, France. (Photo by Francois Durand/Getty Images)
Desfile de spring/summer 17 da Vionnet durante a semana de moda de Paris || Créditos:  Francois Durand/Getty Images

A Vionnet, uma das labels francesas mais tradicionais do mercado, acaba de anunciar que passará por um processo chamado “liquidação voluntária” e encerrará suas atividades temporariamente. Mas calma pois será por pouco tempo, já que na sequência será relançada e com pegada 100% sustentável. O comunicado foi feito pela presidente e diretora de criação Goga Ashkenazi, que explicou a necessidade da Vionnet de se reestruturar para estar comprometida com a sustentabilidade. “Vamos reorganizar completamente a produção, mantendo o QG na Itália, enquanto desenvolvemos relacionamentos com artesãos”, disse Ashkenazi, à frente da Vionnet desde 2012, sobre seus planos futuros.

A ideia surgiu após uma recente colaboração com esse viés em parceria com o artista Marc Quinn, lançada em maio, que reuniu na coleção-cápsula “Sustainable Surf” roupas eco-friendly. “Esse foi apenas o primeiro passo, mas o momento em que me dei conta de que precisávamos reestruturar completamente a empresa para que nossa revolução tivesse credibilidade”, contou Goga. “Por sermos pessoas que influenciam a decisão dos outros, acho que temos a responsabilidade de nos comprometer com a causa sustentável e causar um impacto positivo no mundo.”

Goga Ashkenazi, presidente e diretora criativa da Vionnet || Créditos: Francois Durand/Getty Images

A restruturação total deve levar no máximo um ano, mantendo a Vionnet desligada por apenas duas temporadas. E tem mais: a marca não participará mais do calendário tradicional das semanas de moda adotando como estratégia de vendas lançamentos alternativos focados no “desenvolvimento de coleções conceituais que transcendem a moda e seus calendários fixos.”

A cena se repete: em 2006, a marca foi reativada após ter sido encerrada em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, por Madeleine Vionnet. Considerada “mãe” de muitos estilistas por seu meticuloso trabalho de modelagem, a estilista deixou como legado peças marcadas por romantismo e feminilidade, tendo vestido estrelas de cinema, membros da realeza e os milionários da época.

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