O Fórum Econômico Mundial, em Davos, é obrigatório para entender o que se passa no mundo. Se o caso é se desligar dele, a pedida é o Burning Man. PODER fez uma seleção de alguns dos eventos mais importantes do ano que vem
Por Raul Duarte para a revista PODER de dezembro
Janeiro
FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL
Os principais líderes do mundo empresarial e político, assim como jornalistas e intelectuais, se reúnem para discutir as questões mais urgentes enfrentadas atualmente, como, por exemplo, meio ambiente e imigração. Além disso, o evento é um lugar perfeito para aumentar o networking.
QUANDO
De 17 a 20, em Davos, na Suíça.
QUEM COSTUMA IR
Alguns dos principais dirigentes do mundo, como Joe Biden, vice-presidente norte-americano, Min Zhu, presidente do FMI, ou Nelson Barbosa, ministro da Fazenda do governo Dilma Rousseff, o empresário Jorge Paulo Lemann e celebridades engajadas como Bono Vox e Leonardo DiCaprio.
FEVEREIRO
CONSUMER ELECTRONICS SHOW (CES)
Feira profissional anual patrocinada pela Consumer Electronics Association (CEA) que apresenta os novos produtos das principais empresas de tecnologia do mundo. Smart TV, Blu-ray, Xbox, entre outros, estrearam lá.
QUANDO
De 5 a 8, em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos.
QUEM COSTUMA IR
Todas as gigantes da tecnologia: Apple, IBM, Philips e Samsung, entre outras. São mais de 3 mil expositores.
SOUTH BY SOUTHWEST
Um dos eventos mais importantes do planeta sobre inovações tecnológicas, o South by Southwest (SXSW) é o lugar ideal para quem quer ficar atualizado na área. O Twitter, por exemplo, foi apresentado durante o festival de 2007 e tornou-se fenômeno mundial instantaneamente. Paralelamente ao SXSW acontecem o SXSW Music e SXSW Film, que trazem o que há de mais novo quando o assunto é música e cinema.
QUANDO
De 10 a 19, em Austin, no Texas, Estados Unidos
QUEM COSTUMA IR
As maiores autoridades do mundo em inovação e tecnologia costumam aparecer por lá. O evento já contou com palestrantes como Jimmy Wales cofundador da Wikipedia, Craig Newmark, criador do Craigslist, e Mark Zuckerberg, do Facebook, entre outros.
BURNING MAN
O evento é uma espécie de festival de contracultura que costuma atrair mais de 50 mil pessoas de todas as nacionalidades. Todos são encorajados a se expressar e é o próprio público que cria as obras de arte expostas – que são incineradas em uma grande fogueira no último dia (é daí que vem o nome do evento). O visual do deserto e a arte garantem uma experiência única.
QUANDO
De 27 a 4 (de setembro), no Black Rock Desert, Nevada, Estados Unidos
QUEM COSTUMA IR
Artistas, representantes da cultura alternativa e curiosos em geral que pagam US$ 400 pelo ingresso.
PICNIC – EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE
Em 2006, dois empreendedores holandeses visitaram o Vale do Silício e resolveram trazer para a Europa um encontro para falar sobre tecnologia e inovação, mudando a rota desse tipo de evento que, usualmente, acontecia na Califórnia. As discussões vão de smart cities à robótica e a ideia é debater e apresentar soluções criativas, e relacionadas a novas tecnologias, para problemas sociais e ambientais. A edição brasileira do Picnic aconteceu pela primeira vez em 2016.
QUANDO
Em setembro, em Amsterdã, Holanda, e, em outubro, no Rio de Janeiro
QUEM COSTUMA IR
Experts em inovação, como professores, urbanistas, diretores de ONGs, artistas e jornalistas, que ficam responsáveis pelas palestras.
CONFERÊNCIA MUNDIAL DO CLIMA (COP)
Organizada pela ONU, conta com os principais líderes mundiais que discutem as mudanças climáticas e suas possíveis soluções. Em 2016, a 22ª edição, que aconteceu em Marrakesh, no Marrocos, atraiu um público de mais de 20 mil pessoas
QUANDO
De 6 a 17, em Bonn, Alemanha.
QUEM COSTUMA IR
Além das principais lideranças do mundo, que comparecem ao evento, milhares de pessoas se reúnem para protestar e discutir as questões propostas durante a COP.