Veja quais foram os momentos mais marcantes do debate de vices dos EUA

Debate de vices || Créditos: Getty Images

Os candidatos à vice-presidente Kamala Harris (Partido Democrata) e Mike Pence (Partido Republicano) participaram de um debate nesta quarta-feira (7). Mesmo com o clima bem mais tranquilo do que o foi observado durante o embate entre Joe Biden e Donald Trump, importantes discussões foram levantadas há menos de um mês das eleições que vão decidir o futuro do país norte-americano. Veja, a seguir, os principais momentos.

Coronavírus
Como não poderia ser diferente, a pandemia foi um dos principais assuntos comentados pelos adversários. Kamala criticou a ação do governo atual no combate à Covid-19. “O povo testemunhou o que é o maior fracasso de qualquer administração presidencial na história do nosso país”, disse a senadora. Porém, Pence disse que Trump colocou os Estados Unidos em primeiro lugar desde o começo. “Ele fez o que nenhum outro presidente fez: proibiu viagens da China, e o senador Biden disse que isso era xenofobia”, afirmou.

Meio ambiente
Um dos temas que mais preocupa a população mundial é como a maior economia do mundo irá ser responsável em relação ao meio ambiente durante os próximos anos. Sobre isso, Pence disse que os concorrentes iriam voltar ao Acordo de Paris (tratado que tem o objetivo de conter o aumento do aquecimento global) e adotariam o Green New Deal (propostas econômicas para enfrentar mudanças climáticas). Isso, segundo ele, “arrasaria as famílias” americanas. Kamala respondeu que sua chapa pretende criar empregos e que milhões deles virão do uso de energia limpa.

Racismo
Após o episódio George Floyd, o racismo foi uma das pautas mais comentadas durante o ano de 2020. Sobre os casos de violência policial contra a população negra, Pence disse que acredita no sistema de Justiça e que “essa ideia de que há preconceito implícito na aplicação da lei é um grande insulto para os homens e mulheres que trabalham nesse setor”. Após a fala, Kamala, que já foi procuradora federal, disse que era a única ali que tinha passado por situações do tipo em seu cotidiano. “Não vou sentar aqui e ouvir uma palestra sobre o que significa fazer cumprir as leis do nosso país. Eu sou a única neste palco que pessoalmente processou de tudo, de agressões sexuais infantis a homicídio”, afirmou. (Por Giorgia Cavicchioli)

Sair da versão mobile