Culturettes celebram a Flip no tradicional almoço de Dom Joãozinho

 Em mesas ao ar livre, à sombra da enorme amendoeira, escritores, jornalistas e muitos culturettes marcaram presença no tradicional almoço comandado por Dom João de  Orleans e Bragança na tarde desta quinta-feira, na casa dele em Paraty. A chuva até ameaçou movimentar o pessoal para dentro do château, mas não chegou a desanimar os quase 120 convidados.

* Nas diversas mesas, as turmas se dividiram. Uma delas chamava mais atenção por conta da presença de um trio de bambambãs no maior bate-papo. São eles: o jornalista norte-americano Gay Talese, o biólogo Richard Dawkins e o historiador britânico Simon Schama, que adorou a comida e até repetiu o prato.

* O menu, como sempre, trazia clássicos da culinária brasileira: bobó de camarão com molho de pimenta, galinha com quiabo, angu de fubá, couve e ainda um doce de abacaxi para arrematar.

* Num outro canto, mais um trio se reuniu: Jorge da Cunha Lima, Rodrigo Mesquita e o embaixador Rubens Barbosa, que depois do almoço procuraram um lugar menos povoado no segundo jardim da casa para cada um acender o charutão. 

* Quem mais baixou no almoço real? Liz Calder, presidente da Flip, os cartunistas Gabriel Bá e Fabio Moon, que participam de uma mesa sobre quadrinhos na Flip, mais Lauretta, Samuel Seibel, Brasília Arruda Botelho, os escritores chineses Ma Jian e Xinram, entre outros.

Sair da versão mobile