Uniformes clássicos e sua relação com a moda em exposição em NY

Uniformes na “Uniformity”, exposição em cartaz no FIT || Créditos: Divulgação

“A maneira como as pessoas se vestem faz com que elas se tornem parte de um exército, vestidas com seus próprios uniformes, determinadas a fazer alguma coisa”, disse uma vez a jornalista de moda Suzy Menkes. A frase se aplica muito bem às tribos que se formam com o tempo, influenciadas por contextos sociais ou por um grande estilista, como é o caso do “exército Balmain” criado por Olivier Rousteing.

O Fashion Institute of Technology (FIT), em Nova York, inaugurou há pouco uma exposição que propõe uma análise sociocultural de uniformes propriamente ditos – alguns clássicos, outros apenas antigos – e suas influências sobre a moda até os dias de hoje. “Uniformity” se divide em quatro categorias de uniforme: militar, empregados de diversas ocupações, escolar e esportivo. Em cada uma delas, são exibidos uniformes e momentos em que seus elementos serviram como engrenagem criativa para gênios da moda.

Curiosidades como o porquê do uniforme militar ter se tornado uma estética tão importante para a moda, usada como inspiração em desfiles até hoje, ou a força de marketing presente em uniformes como o do McDonald’s, criados a partir de cores e símbolos da companhia, são retratadas na mostra.

Na galeria abaixo, volte no tempo com uniformes e suas releituras da exposição, que segue em cartaz até o dia 19 de novembro. Parada imperdível para quem vai curtir o verão em Nova York!

[galeria]4356092[/galeria]

“Uniformity”
Galeria Fashion & Textile History Gallery do Fashion Institute of Technology (FIT)
20 de maio a 19 de novembro de 2016
+www.fitnyc.edu

Sair da versão mobile