Uma ideia, milhões de dólares e ‘marketing de guerra’: tudo em torno da invasão ‘Barbie’

Foto: Divulgação/Warner Bros Pictures

Muito já se falou sobre o filme “Barbie”, mas como chegamos até aqui? Com uma estratégia de marketing inovadora, parcerias estratégicas e uma direção talentosa, o filme provou ser um fenômeno cultural e uma aposta certeira para a icônica boneca, reafirmando sua relevância e charme nostálgico para as novas gerações.

Mas vamos aos fatos, e ao principal fato de que muito (mas muito mesmo) dinheiro foi investido para que a ideia criasse desejo nas pessoas. Veja só: até o fato de pesquisar o filme no Google já mostra o poder do marketing: tudo aparece cor de rosa na tela!

Boneca com dinheiro de gente grande

Com um orçamento de produção estimado em US$ 145 milhões e um investimento adicional de US$ 100 milhões em marketing, o filme da Mattel dirigido por Greta Gerwig surpreendeu ao arrecadar US$ 22,3 milhões em sua estreia, tornando-se a melhor bilheteria de estreia de 2023 até aquele momento. Outro feito da diretora é a melhor estreia de um filme dirigido por uma mulher nos Estados Unidos, arrecadando estimados US$ 155 milhões no país e totalizando US$ 337 milhões em bilheteria mundial.

Além do sucesso do filme, Margot Robbie tornou-se a atriz mais bem paga de Hollywood, recebendo um cachê de US$ 12,5 milhões pelo papel.

Divulgação/Warner Bros Pictures

Marketing de guerra

Você vai notar que grande parte do marketing não foi realmente feito para e pela equipe do filme live-action. A divulgação é uma joint production entre os executivos da Mattel e os produtores do filme. A abordagem corajosa de enfrentar a controvérsia que envolve a icônica boneca foi uma das chaves para o sucesso. Ao criar uma ferramenta de inteligência artificial que permitia aos fãs gerar pôsteres personalizados com o slogan “Esta Barbie é uma ____”, a Mattel envolveu o público de forma inédita.

A estratégia de viralização também desempenhou um papel crucial no sucesso do filme, evocando nostalgia e associando a boneca a emoções intensas, o que resultou em engajamento massivo nas redes sociais. A hashtag relacionada ao filme no TikTok alcançou impressionantes 9 bilhões de visualizações. O sucesso é tanto que, desde o início do ano, as menções à produção cresceram 80% no YouTube.

Uma pesquisa realizada pela The Influence Agency analisou os perfis do Instagram para o elenco da Barbie. Dua Lipa é a estrela mais bem paga pelo marketing do filme no Instagram, arrecadando cerca de US$ 235 mil por postagem patrocinada. John Cena é o segundo influenciador mais bem pago do elenco, com um pouco mais de US$ 51 mil por post patrocinado. Issa Rae, a presidente Barbie, pode ganhar cerca de US$ 10 mil por postagem. Simu Liu e Ncuti Gatwa também são membros influentes do elenco, arrecadando cerca de US$ 8 mil e US$ 6 mil por publicação, respectivamente. Nicola Coughlan, Ariana Greenblatt, Hari Nef, America Ferrera e Connor Swindells completam o elenco de influencers, com ganhos variando de US$ 6 mil a US$ 3 mil.

Além disso, mais de 100 parcerias estratégicas foram firmadas com diversas marcas, desde roupas e maquiagem até experiências temáticas em jogos virtuais. Essas colaborações impulsionaram ainda mais o impacto da Barbie no cotidiano das pessoas. Em todos os casos, a Mattel fica com 5% a 15% do faturamento.

O sucesso do filme reflete-se também na empresa criadora da boneca, já que suas ações na Nasdaq cresceram 22% nos últimos três meses. As expectativas para a empresa são otimistas, projetando lucros próximos a US$ 1 bilhão no ano de 2023.

E aí? Vamos aprender com a Barbie?

Hora de brincar

Abaixo, o último estágio dessa ação poderosa de marketing: a reação das pessoas em torno da onda Barbie.

 

Sair da versão mobile