Jacarta

Um roteiro de Jacarta, cidade que mais produz Instastories no mundo

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
Rua de comércio de Jacarta || Créditos: Adri Lage/Divulgação

Nesta semana, a cidade de Jacarta, na Indonésia, foi revelada a tag de localização mais utilizada do Instagram Stories, ferramenta que acaba de completar um ano. Quem diria, hein? Vamos conhecer um pouco sobre o destino? Nossa blogueira Renata Araújo, do You Must Go, fez um roteiro em parceria com a Adriana Lage, do blog A Camminare,  que está em uma viagem pela Ásia, obre a cidade que já foi endereço do ex-presidente Barack Obama.

Jacarta é conhecida por ser desconhecida e os locais gostam dela assim. Talvez o mais célebre morador tenha sido o ex-presidente Barack Obama, que se mudou para as terras indonésias em 1967 com sua mãe depois do segundo casamento dela. Mãe e filho moraram na capital por três anos.

Enquanto os turistas seguem em massa para Bali, a capital da Indonésia fervilha com seus mais de 10 milhões de moradores no leste de Java, a maior ilha do arquipélago. Notória pelo trânsito caótico, considerado um dos piores do mundo, Jacarta oferece muitas atrações culturais, opções gastronômicas, bares e clubes para quem sabe explorá-la.

E os locais não perdem tempo, compartilhando seus momentos felizes e importantes com os amigos, hábito arraigado na cultura indonésia. Este talvez seja o principal motivo pelo qual Jacarta encabeça a lista da cidade mais registrada no Instagram Stories. São mais de 45 milhões de usuários, o maior mercado asiático do aplicativo, produzindo o dobro de conteúdo quando comparado com a média global, segundo informações divulgadas pelo Facebook.

O que fazer em Jacarta

Museu Nacional de Jacarta || Créditos: Adri Lage/Divulgação

Os holandeses deixaram suas marcas ao longo dos 300 anos de colonização na Indonésia. Na capital, inicie o dia conhecendo a história do país no Museu Nacional, ao lado da praça onde está o Monumento Nacional (Monas), erguido para celebrar a independência do país em 1949. Em seguida, o Museu Têxtil conta a importância da indústria na vida local. Um tour guiado mostra a diversidade e a habilidade artística de artesãos para fabricar manualmente os tradicionais Batik, tecidos pintados à mão usando uma técnica com cera quente e tintura.

Depois caminhe pela cidade antiga, Batavia, nome antigo de Jacarta, para ver os edifícios coloniais de arquitetura holandesa do século 17, Patrimônio da UNESCO pela grandiosidade de seu planejamento urbano. Finalize o tour em Pasar Baru, mercado de rua popular que vende de artigos fashion vintage e produtos importados da China a comida de rua. Dedique o segundo dia para conhecer Taman Mini, um parque numa área de 1km2 retratando a vida, cultura, natureza e herança do povo indonésio. Há casas em tamanho de real de cada uma das 33 províncias do país 11 parques, 15 museus, teleférico, lago com pedalinhos e muitas atividades para crianças.

Onde ficar em Jacarta

Rotatória Hotel Indonesia || Créditos: Adri Lage/Divulgação

Em virtude do trânsito pesado, a localização do hotel é o grande segredo para aproveitar as atrações da cidade. Escolha a área central, distrito financeiro e diplomático, onde fica a icônica rotatória Hotel Indonesia, que leva o nome do hotel em frente, dois grandes marcos da cidade.

Murais do Hotel Indonesia Kempinski || Créditos: Adri Lage/Divulgação

O Hotel Indonesia Kempinski é o primeiro cinco estrelas no país a oferecer serviço de padrão internacional. Foi inaugurado em 1962 pelo primeiro presidente eleito logo após a independência sobre os holandeses. Murais com mosaicos, baixos-relevos e pinturas gigantes enfeitam paredes e muros do hotel, retratando a cultura, o povo, a fauna e a flora da Indonésia.

O Mandarin Oriental Jakarta é referência de atendimento em todo o mundo e, neste caso, acrescente a recepção calorosa dos indonésios. Suítes impecáveis, serviço cinco estrelas e gastronomia de primeira.

Onde comer em Jacarta

Café da manhã no Hotel Indonésia || Créditos: Adri Lage/Divulgação

O café da manhã no Hotel Indonesia Kempinski é imperdível mesmo para não hóspedes, repleto de pratos tradicionais em um salão moderno e arejado, decorado com fotos enormes de Marilyn Monroe e do presidente americano John F. Kennedy, presenças ilustres da festa de abertura do hotel em 1962.

Restaurante Plataran Menteng || Créditos: Adri Lage/Divulgação

Recém-inaugurado, o Plataran Menteng é um dos restaurantes mais refinados para provar a gastronomia indonésia em alto estilo. A mansão de três andares foi construída em volta de duas antigas árvores que ocupam o pátio central da residência de decoração inspiradora.
O chá da tarde ideal para fotos de Instagram é oferecido pelo hotel Mandarin Oriental Jakarta. Quitutes doces e salgados deliciosos em formato de picolés e carinhas de sorriso são preparados pelo chef especializado em pâtisserie e você ficará com dó de prová-los.

Restaurante Li Feng || Créditos: Adria Lage/Divulgação

Encerre o dia reservando uma mesa para o jantar no Li Feng, restaurante chinês do hotel Mandarin Oriental, para uma experiência que despertará todos os seus sentidos. A decoração de interiores do restaurante se inspira na história do comércio marítimo das especiarias entre China e Indonésia e impressiona pela beleza e detalhes, em tons bege e azul do mar. O menu apresenta culinária tradicional cantonesa com interpretação contemporânea e toques modernos surpreendentes. Sem dúvida, o prato mais fotografado para o Instagram é o Bolinho de cisne fritos com carne de pato e pimenta preta.

Bolinho de cisne do Mandarin Oriental || Créditos: Adri Lage/Divulgação

Jacarta lembra São Paulo em muitos aspectos. Para quem chega de fora, a cidade assusta e parece fria. Mas para aqueles que conseguem enxergá-la além do trânsito e dos arranha-céus, passa a aproveitá-la como os paulistanos fazem. Não é à toa que SP está em segundo lugar na lista de maiores produtores de conteúdo de Instastories, atrás de Jacarta e na frente de Nova York.

Roteiro feito pela blogueira Renata Araújo, do You Must Go em parceria com a Adriana Lage, do blog A Camminare.

Você também pode gostar