Publicidade
Trump e a obra polêmica de Cattelan || Créditos: Getty Images/Divulgação
Trump e a obra polêmica de Cattelan || Créditos: Getty Images/Divulgação

Por essa Donald Trump não esperava: a pedido do presidente americano, representantes da Casa Branca entraram em contato com o Museu Guggenheim de Nova York para pedir emprestado um dos quadros que integra o acervo da instituição – a obra “Landscape with Snow”, de Vincent Van Gogh – para colocá-lo na ala particular que ele ocupa na residência oficial. A resposta do pessoal do museu? “Nem pensar!”, já que o óleo sobre tela pintado em 1888 pelo artista holandês é extremamente frágil e, convenhamos, merece continuar acessível aos olhos dos amantes das artes.

Cientes de que estavam lidando com o homem mais poderoso do mundo, no entanto, eles ofereceram a Trump uma outra obra famosa denominada “America”, que nada mais é do que um vaso sanitário feito com ouro 18 quilates pelo italiano Maurizio Cattelan como uma sátira sobre o excesso de riqueza nos Estados Unidos. Avaliada em mais de US$ 1 milhão (R$ 3,1 milhões), a peça inusitada ficou exposta durante um ano em um banheiro localizado no quinto andar do Guggenheim onde pôde ser utilizada por visitantes (no total, mais de 100 mil pessoas sentaram no “trono dourado”).

“Se o presidente e a primeira-dama [Melania Trump] tiverem algum interesse em ter a obra de Cattelan na Casa Branca, nós poderíamos fornecer todas as instruções para sua instalação e cuidado posterior”, escreveu Nancy Spector, diretora artística do museu, em um e-mail enviado aos assessores de Trump que acabou caindo nas mãos de repórteres do “The Washington Post” nesta semana. (Por Anderson Antunes)

O presidente americana queria mesmo era esse quadro dr Van Gogh || Créditos: Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 26 de Março

Dia 26 de Março

Moda atemporal Através de hábeis jogos de recortes e proporções, a marca Alfie transformou o contraste entre o...

Instagram

Twitter