“Chico: Artista Brasileiro”, documentário de Miguel Faria Jr. sobre o cantor, autor, dramaturgo e compositor dos mais importantes da nossa história, ganhou seu primeiro trailer oficial nesta terça-feira. O filme conta a trajetória dos 70 anos de Chico Buarque e dos 50 de sua obra, tendo como guia o próprio personagem – que aparece descontraído e com um bom humor até então desconhecido pelo grande público.
Entre as declarações de Chico no trailer, ele revela que, apesar do grande sucesso na época dos festivais, não gostaria de voltar no tempo: “Não existe nostalgia de tempo algum”. E ainda quebra um dos conceitos sobre ele, dizendo que nunca foi tímido, e que, inclusive, seu apelido quando garoto era “show boy”.
A história do filho que o pai de Chico teve na Alemanha na juventude, tema de seu mais recente trabalho, o romance “O Irmão Alemão”, funciona como eixo do filme, com narração de trechos na voz de Marília Pêra. Autor de oito livros, Chico confessa que se considera mais escritor do que músico. “Conheço mais a literatura do que que a música”, explica.
*
Além do próprio Chico cantando, há também a participação de nomes como Ney Matogrosso, Moyseis Marques, Laila Garin, Monica Salmaso, Péricles, Adriana Calcanhotto, Mart’nália e a portuguesa Carminho, numa surpreendente recriação de “Sabiá” e em um dueto com Milton Nascimento da música “Sobre Todas as Coisas”.“Chico: Artista Brasileiro” abre o Festival do Rio, nesta sexta-feira.
Assista o trailer abaixo, com açúcar e com afeto.