A primeira coisa que Patrick Jouin disse ao entrar no apartamento de Ruy Ohtake foi "Uau!". O designer francês ganhou do arquiteto um almoço superpetit comité, nesta quarta-feira, e ficou encantado com a casa do brasileiro, que tem uma bela vista para o concreto todo da cidade. Glamurama, claro, acompanhou a visita de perto.
* Ruy mora na cobertura de um flat projetado por ele mesmo. O espaço é simples, ultramoderno e repleto de livros e obras de arte – de Waltercio Caldas a Luiz Paulo Baravelli e Tomie Ohtake. Um enorme móvel multifuncional que une estante, adega, cabideiro e mesa, criado pelo anfitrião, foi o que mais chamou a atenção do homenageado. "Já tinha visto esta peça em Milão", lembrou o designer.
* Jouin é pupilo de Philippe Starck e, a partir de um convite de Ricardo Ohtake, escolheu São Paulo para abrir a primeira grande exposição e, claro, no instituto. "O meu irmão Ricardo esteve no Plaza Athénéé em Paris e ficou encantado com o trabalho do Patrick”, contou Ruy.
* Para situar os glamurettes: levam a assinatura do moço as famosas estações de bicicleta em Paris e o interior do restaurante Jules Verne, na Torre Eiffel, e o bar do hotel Plaza Athénée.
* Apesar de já ter se tornado um dos expoentes do design francês contemporâneo, Patrick faz o tipo low-profile. "O convite foi uma honra. Primeiro por poder representar o design do meu país no Ano da França no Brasil. E segundo, por esta ser a maior exposição que já fiz", disse ao Glamurama.
* O cocktail de abertura da mostra de Patrick Jouin rola logo mais à noite, no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, com a presença do designer. Ele deixa o Brasil amanhã, mas volta em setembro para dar uma palestra. Confira a foto exclusiva do almoço.