Publicidade
Torta de Castanha-do-Pará com sorvete de uísque, curry e chocolate de Alex Atala

Que tal inovar neste final de semana e preparar uma sobremesa de um dos chefs mais renomados do mundo? Glamurama foi atrás de Alex Atala, do D.O.M., e tomou nota de uma receita de Torta de Castanha-do-Pará com sorvete de uísque, curry e chocolate. Delícia!

Ingredientes:

* Torta de castanha do Pará

150 g de ovos/ 100g de açúcar refinado/ 100g de castanha do Pará ralada/ 30 g de farinha de rosca

*Sorvete de uísque

1 litro de creme de leite/ 1 litro de leite/ 320 g de gemas de ovos/ 300g de açúcar refinado/ 350 ml uísque de boa qualidade/ 30 g de estabilizante

* Molho de chocolate

250 g de chocolate (70% cacau)/ 187 g de água/ 100g de açúcar refinado/ 125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente/ 12 g de amido de milho/ 25 g de cacau em pó/ 4g de lecitina de soja/ 240 g de glucose de milho

* Montagem

10g curry de boa qualidade/ Óleo de pimenta malagueta/ Brotos de rúcula/ Flor de Sal

Modo de Preparo:

-Torta de castanha do Pará

Monte os ovos (em ponto de laço) e junte o açúcar, misture e reserve. Em um bowl, misture a castanha ralada à farinha de rosca. Em seguida, una a mescla de farinhas nos ovos montados. Leve ao forno seco a 170° por 12 minutos. Deixe esfriar antes de desenformar as tortas.

-Sorvete de uísque

Bata as gemas e o açúcar até obter uma mistura branca. Aqueça o creme de leite e o leite a 80°. Adicione ¹/3 da mescla de leites às gemas com açúcar. Coloque a mistura numa panela, acrescente o estabilizante e leve ao fogo até atingir 82°. Baixe a temperatura até 40°. Passe num coador fino e adicione o uísque. Processe numa máquina de sorvete. Deixe no freezer por 1 dia.

– Molho de chocolate

Bata a água, o amido de milho e o cacau em pó no liquidificador. Coloque em uma panela, leve ao fogo e cozinhe até atingir 70°. Adicione o chocolate, o açúcar e a manteiga e cozinhe até 70°. Em seguida, acrescente a glucose de milho deixe cozinhar até que a mistura atinja 80°. Peneire e deixe esfriar.

– Montagem

Coloque um pouco do molho de chocolate no prato. Polvilhe um pouco de flor de sal em cima e adicione uma gota de pimenta malagueta na borda. Espalhe um pouco de curry em todo o prato. Coloque a torta em cima do molho de chocolate. Termine com uma quenelle do sorvete de uísque em cima da torta e alguns brotos de rúcula em cima do molho de chocolate.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter