Publicidade

Consolidada como a maior feira do hemisfério sul e com sua relevância cravada no cenário nacional e internacional, a SP-Arte celebra 20 anos de pioneirismo, resiliência e inventividade. Desde a sua fundação, a feira tem sido uma plataforma de destaque para a promoção da arte contemporânea do Brasil e do mundo. Mais do que uma feira, a SP–Arte se tornou um catalisador para o crescimento e reconhecimento do mercado de arte brasileiro, conectando galerias, artistas e apreciadores de arte em um ambiente vibrante e dinâmico. Impulsionando e transformando o mercado, a feira se consolidou como uma plataforma que proporciona o intercâmbio entre galerias, artistas, curadores e pesquisadores.

Nesta edição que deve acontecer entre os dias 3 e 7 de abril, a SP-ARTE conta com um seleto tipo de personalidades que destacam na feira. Selecionamos os principais. Veja abaixo:

 

Carbono Galeria –  Renata Castro e Silva e Ana Lucia Serra

A Carbono Galeria foi fundada em 2013 pela dupla Ana Lucia Serra e Renata Castro e Silva. Ambas publicitarias e com diversas premiações em suas carreiras, optaram por deixar o mercado publicitário e se uniram para fundar a galeria, no Jardim Paulistano. A Carbono trabalha exclusivamente com edições de arte contemporânea. Através da colaboração com artistas consolidados, importantes galerias e curadores experientes. E para esta edição da SP-Arte as diretoras apresentam 20 novas edições exclusivas de artistas consagrados, como Artur Lescher, Carlos Cruz Diez, Tulio Pinto, Deborah Engel, Amelia Toledo, Barrão, entre outros”, explica Ana Serra. Para Renata, a arte e a emoção andam juntas. Ela acredita que “apesar de ser um mercado, o valor está no sentimento que as obras evocam”.

 

DAN Galeria –  Gláucia e Peter Cohn

A DAN Galeria foi fundada em 1972, por Gláucia e Peter Cohn. Em seus primeiros anos de atividade, os diretores optaram por concentrar na arte moderna brasileira, apresentando obras de importantes artistas do movimento modernista de 1920, tais como Di Cavalcanti, Antonio Gomide, Ismael Nery, Tarsila do Amaral entre outros. Ainda nos primeiros anos de funcionamento, artistas como Alfredo Volpi, Cícero Dias, Antonio Bandeira e Yolanda Mohalyi foram incorporados ao grupo representado pela galeria que, ao longo das últimas décadas, expandiu-se também para a produção internacional e para a arte contemporânea. “A DAN Galeria sempre teve por propósito destacar artistas e movimentos fundamentais da arte brasileira do período compreendido entre 1920 e a atualidade. Ao mesmo tempo, mantém uma relação próxima com artistas internacionais, uma vez que os movimentos artísticos historicamente se entrelaçam e dialogam entre si sem fronteiras”, Peter Cohn.

 

Felipe Protti

O designer e arquiteto Felipe Protti é o nome à frente da PROTOTYPE, marca de mobiliário que se tornou referência no cenário brasileiro desde 2014. Com influência na moda e também no cinema, o paulistano traz a proposta de menor produção e maior qualidade para suas peças. E, após um hiato de quatro anos, Felipe Protti retorna à SP-ARTE com uma nova abordagem de produtos e seguindo a tendência do retro futurismo. “Para a nova coleção, batizada de “Sons of Metal” trouxe a versatilidade do metal e todas as suas qualidades de durabilidade, resistência e liberdade criativa. As peças combinam elementos como inox polido ou ferro cromado com veludos, couros, boucles e peles, explorando traços modernistas com futuristas”, explica Protti

 

Gabriel Wickbold

Gabriel Wickbold, nascido no Rio de Janeiro em 1984, começou sua carreira como fotógrafo em 2006, após passar pela poesia e pela música. Ao longo de sua carreira, Wickbold produziu 6 séries autorais e tem em seu currículo exposições em cidades como São Paulo, Nova York, Estocolmo, Lisboa, Londres e Miami. Atualmente, mais de 15 de suas obras fazem parte de coleções permanentes de importantes museus, como Erarta (São Petersburgo, Rússia) e MAB (São Paulo, Brasil). Em 2019, Wickbold expôs seu trabalho durante a semana da abertura da Paris Photo e, no mesmo ano, foi o fotógrafo homenageado no Xposure International Photography Festival, nos Emirados Árabes Unidos. Em 2020, tornou-se o artista mais jovem a apresentar uma exposição individual no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB) e foi eleito um dos homens do ano na premiação “Men of the Year” da revista GQ. Hoje, figura entre os principais artistas brasileiros.

 

Galeria Frente – Acacio Lisboa

Acacio Lisboa é diretor da Galeria Frente, filho do leiloeiro James Lisboa, reconhecido como um dos mais importantes no segmento é ainda, neto de artista plástica. À frente da galeria, ele tem entre os objetivos ressaltar o trabalho de grandes artistas brasileiros e apresentar obras históricas, por meio de exposições retrospectivas, individuais e coletivas. Sob seu comando, a galeria já realizou nove grandes mostras até hoje, sempre pensadas e definidas de acordo com alguma ideia ou iniciativa, no sentido de valorização do artista que pretendemos expor. “A expectativa para essa edição é grande, como em todos os anos, a SP Arte é um marco, sendo a maior feira de arte da América Latina, impactando positivamente o mercado de arte brasileiro. Nosso diferencial é uma seleção criteriosa para trazer ao público obras excepcionais. Nesta edição vamos expor obras dos artistas: Adriana Varejão, Tunga, Sergio Camargo, Portinari, Alfredo Volpi, entre outros grandes nomes da arte nacional”, conta Lisboa.

 

Galeria Luis Maluf  – Luis Maluf 

Luis Maluf é CEO & Fundador da Galeria Luis Maluf, com duas unidades em São Paulo, e há 10 anos atua no mercado como incentivador da arte. Em 2021, inaugurou a Usina Luis Maluf, um espaço localizado na Barra Funda dedicado ao fomento da arte contemporânea e à promoção de artistas emergentes nacionais e internacionais. Ele se posiciona como observador da cena de arte contemporânea, representando artistas brasileiros e estrangeiros. Luis Maluf desenvolveu grandes e pequenos projetos culturais, exposições e experiências, tanto online quanto offline, e foi considerado um dos jovens mais influentes na cena cultural, de acordo com o ranking Forbes Under30 de 2019. Seu nome também figura na lista ArtRef de 2017 das personalidades do mercado de arte brasileiro, devido à sua atitude ousada em investir continuamente em artistas cujas pesquisas atendem aos seus preceitos estéticos.

 

Jayme Bernardo

Referência em arquitetura, Jayme Bernardo consolidou-se no mercado nacional e internacional com seu traçado contemporâneo em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de interiores. Tendo a exclusividade como premissa, o arquiteto também está à frente da DIEEDRO, marca de mobiliário e objetos de decoração e desde 2011 trabalha com a criação e desenvolvimento de peças assinadas. Em sua primeira participação na Feira, Jayme Bernardo apresenta com exclusividade o pendente Paricó. A peça exclusiva estará no stand da Itens, a marca de iluminação especializada em design autoral produzido no Brasil, para a qual Jayme desenhou o pendente. “Para estruturar a peça foram utilizados aros metálicos de tamanhos diferentes que formam a silhueta curvilínea da peça, que parece flutuar. As longas fibras naturais que ficam pendentes, remetem à ideia de refúgio e têm o objetivo de filtrar a luz”, detalha Jayme Bernardo.

 

 ProArte Galeria –  Monica e Marcia Felmanas 

Marcia e Monica Felmanas, as irmãs à frente da ProArte Galeria e referências no quesito arte, criaram a galeria com o propósito de reunir o melhor da produção artística contemporânea brasileira, representando artistas emergentes e talentos promissores. Para esta edição da SP-ARTE, as galeristas apresentam, “Arestas de um convívio”, uma mostra que reúne grandes nomes da modernidade brasileira, tais como Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, Fulvio Pennacchi, Roberto Burle Marx, Tomie Ohtake, Chico da Silva, Maria Polo, Cícero Dias, entre outros. Tentando abranger as múltiplas linhas de força da produção moderna e seus desdobramentos, a reunião é também uma resposta ao convite proposto pela 60ª Biennale di Venezia (2024) de reavaliar os modernismos no Sul Global e o vigor da noção de “estrangeiro”.

 

Vivian Coser 

A arquiteta e designer Vivian Coser é conhecida por integrar a biofilia, a tecnologia e a sustentabilidade em seus projetos. Com uma paixão por materiais naturais, principalmente rochas, ela se destacou na indústria por seu amplo conhecimento e abordagem inovadora, que inclui uma forte conexão com a arte e a cultura. Vivian fundou o estúdio de design Sette7, marca conhecida por seu estilo atemporal e valorização das matérias-primas brasileiras Sua abordagem valoriza o manual e o tecnológico, buscando materiais com durabilidade e atemporalidade, como mármores, quartzos e cristais. “A presença do meu mobiliário no espaço da Dan Galeria na SP Arte simboliza a fusão entre o conceito e o concreto, destacando a importância do design autoral como uma narrativa que molda espaços, transcende o usual e conecta o individual ao coletivo”, adianta Vivian sobre sua primeira participação na SP-ARTE.

 

Zipper Galeria – Lucas Cimino

A visão e paixão por arte de Fabio Cimino deram origem à Zipper Galeria, e desde 2012, seu filho, Lucas Cimino, junto com o sócio Osmar Santos, a partir de 2017, tem liderado a galeria, trazendo a combinação de experiência e inovação para consolidar o compromisso da galeria com a arte contemporânea. “A Zipper Galeria iniciou sua trajetória com foco nos talentos emergentes da cena artística, sendo reconhecida como uma galeria que respira a “linguagem jovem de São Paulo”, explica Lucas Cimino. Ao longo dos anos, no entanto, a galeria expandiu suas representações, incorporando artistas representativos das décadas de 1980 e 1990, além de testemunhar o amadurecimento das produções dos artistas que acompanhou desde o início. Mais do que uma galeria de arte, a Zipper é um espaço dinâmico que se reinventa continuamente para acolher a multiplicidade de discursos da arte contemporânea. Desde sua inauguração em 2010, a galeria tem sido uma referência para artistas emergentes e uma plataforma inclusiva para nomes estabelecidos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Milan Guide

Milan Guide

Estou prestes a embarcar para o Salone Del Mobile.Milano, um marco na indústria do design que celebra sua...
Festa Rabanne na NK

Festa Rabanne na NK

  Uma noite em clima disco para celebrar a abertura da Rabanne em sua primeira operação na América...

Instagram

Twitter