Ter filhos não é sinônimo de ser pai; ser pai é ir além: é criar, educar, amar. Filhos representam o encontro e a continuidade de gerações. De sangue ou de coração, filhos são para os pais uma maior riqueza. De um lado, amor incondicional, sentimento fraterno e eterno, que só quem é pai pode compreender. Além disso, um amor imenso que inspira respeito e cria admiração para a vida toda.
Para aqueles que ainda têm o privilégio de trabalhar e aprender no dia a dia os segredos de um negócio ou de uma profissão ao lado do pai, o valor é imensurável. Para celebrar o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 11, ouvimos o depoimento de nove filhos e uma filha que tiveram a grande oportunidade de ter seus pais como mentores em suas vidas e profissões.
Feliz Dia dos Pais!
Acácio Lisboa, filho de James Lisboa, à frente da Galeria Frente – @galeriafrente
Meu pai é uma grande referência profissional e pessoal na minha vida. Cresci em meio às artes e artistas e, sob sua influência, me dediquei a aprender como funciona esse universo. Um caminho sem volta! Sem o apoio dele e todo o conhecimento que ele divide diariamente comigo, acho que não teria conseguido abrir e dirigir a minha galeria. É uma grande honra ser filho de James Lisboa e, mais que isso, tê-lo como professor, amigo e mentor no dia a dia faz de mim uma pessoa melhor. Além de ser uma inspiração, tenho um orgulho enorme em carregar esse sobrenome e espero, um dia, estar à altura para mantê-lo e seguir seu legado.
André Danemberg, filho de Arnaldo Danemberg, à frente do Antiquário Danemberg – @arnaldodanembergcollection
Desde o início, houve uma influência natural em relação à paixão pelo antiquariato, principalmente pelo fato de eu ter sido criado nesse meio, tendo visto desde criança meu pai trabalhando muito no garimpo e no estudo sobre o mobiliário. Inclusive, escolhi arquitetura como formação inicial também por ser uma profissão que conversa muito com a área do antiquariato. O que acho mais legal é que temos em comum o gosto pelos estudos e pelo aprendizado, uma conexão que se dá por ambos gostamos muito de pesquisar. Hoje juntos e ele continua sendo um exemplo e um mestre para mim, mas desde sempre convivo com uma transmissão contínua de conhecimento, que influenciou muito no meu interesse em falar e ensinar sobre o antiquariato, assim como ele fez, dando muitas aulas e fazendo diversas pesquisas sobre o mobiliário ao longo dos anos.
Aline Gava, filha de Francisco Selezio Gava, à frente do Dopo Studio – @dopo.studio
Trabalhar ao lado do meu pai é uma experiência verdadeiramente inspiradara. Sua e inteligência capacidade de pensar à frente sempre me impressionou. Além disso, seus valores firmes e ética de trabalho incansáveis são uma tarefa constante para mim. Aprendendo não apenas com suas habilidades técnicas, mas também com seu compromisso com a integridade e a excelência. É uma verdadeira honra, poder não só trabalhar com ele, mas também absorver tantos ensinamentos importantes todos os dias.
Crystian Freiberger, filho de Renato Freiberger, à frente da Bell’Arte – @bellarteoficial
Trabalhar ao lado do meu pai é um privilégio. Desde a infância, ele sempre fez questão de me mostrar o valor do trabalho, compartilhando suas experiências diárias, pedindo minha opinião e me instigando a pensar. Desde então, eu já o via como um exemplo de dedicação, ética, comprometimento e amor pelo que fazia. Esses valores, que ele me ensinou, principalmente através de suas atitudes, foram fundamentais para moldar minha própria vocação. O que também sempre me impressionou no meu pai é a sua capacidade como gestor. Ele é um ótimo ouvinte, sabe escutar as pessoas, compilar suas ideias e formar uma visão clara para traçar os rumores certos da empresa. Neste Dia dos Pais, celebro não só o pai extraordinário que tenho, mas também o mentor e exemplo que ele é para mim.
Guilherme Castello Branco, filho de Dado Castello Branco, à frente do escritório de arquitetura Dado Castello Branco – @dadocastellobrancoarquitetura
É muito bom trabalharmos juntos; somos muito amigos, e acho que um complemento o outro. Ele me inspira muito desde pequeno; vendo-o atuar na arquitetura e cresci isso, com certeza, me influenciou na minha escolha profissional. O que eu gosto muito é que ele esteja sempre querendo se atualizar, trazer coisas novas, materiais novos, tendências novas e, mesmo assim, mantém sua essência, o mesmo olhar. Os projetos trazem sempre uma visão característica, porém atualizada. Ele também está sempre muito preocupado com os detalhes.
Ivan Pereira e Gabriel Rodrigues, filhos de Ivan Rodrigues, à frente da Unilux – @uniluxpersianas
Diariamente, somos inspirados e também motivados pela dedicação e pelo compromisso que nosso pai demonstra em tudo o que faz. A nossa convivência diária no trabalho nos permite absorver não apenas os aprendizados técnicos, mas também valores que ele nos ensina desde pequenos e que são essenciais, como ética, responsabilidade e resiliência. Ele também nos ensina sobre a importância do trabalho, do trabalho em equipe e dos termos de uma comunicação aberta. Respeitando a opinião e a experiência do outro, solucionando problemas de maneira colaborativa e trabalhando juntos. É uma inspiração que vem não apenas da experiência dele nesses mais de 30 anos de mercado, mas também da paixão que ele tem pelo que faz. Isso é o que contagia e nos faz buscar mais por nós, por ele e pelo nosso negócio. Tudo isso se resume em uma combinação de aprendizado constante, inspiração diária e chance de fortalecimento ainda mais esse laço familiar.
Lucas Cimino , filho de Fabio Cimino, à frente da Zipper Galeria – @zippergaleria
Trabalhar ao lado do meu pai, Fabio, na Zipper Galeria, é uma experiência inspiradora. Cresci vendo seu comprometimento e seu trabalho no mundo da arte, o que sempre me abriu um universo de possibilidades e de interesse nesse mundo. Ele tem uma forte sensibilidade para identificar talentos e uma visão ampla do mercado, que me ajudaram a desenvolver um olhar mais apurado e crítico. O mais interessante é como nossas diferenças geracionais se complementam. Meu pai vem de um tempo em que as interações eram mais pessoais e o ritmo de trabalho era diferente, focado na construção de relacionamentos sólidos e duradouros. Por outro lado, trago para a galeria um conhecimento mais voltado para as novas tecnologias, comunicação e tendências atuais, que são essenciais para manter a galeria relevante no cenário contemporâneo. Meu pai me inspira diariamente; sermos parceiros na Zipper é uma oportunidade de fortalecer nossos laços familiares através de um objetivo comum. Sou muito grato por compartilhar essa jornada com ele.
Pitter e Stefan Schattan , filhos de Murilo Schattan, à frente da Ornare – @ornareoficial
Para Pitter, trabalhar ao lado do pai é mais do que uma experiência profissional; é uma jornada de aprendizado constante nos diferentes setores em que atua, seja na gestão, área industrial ou comercial. “Ele é uma fonte de inspiração, tanto pelo conhecimento que compartilha quanto pela ética que conduz nossos negócios. Nosso dia a dia é sonoro, e ele sempre encorajado a inovação e a busca por soluções criativas, características marcantes no DNA da Ornare.” Stefan, por sua vez, pontua que trabalhar com o pai é uma experiência enriquecedora e desafiadora. “Desde pequeno, sempre admiro sua dedicação e paixão pelo que faz, e hoje tenho a privilégio de aprender diretamente com ele. Ele me inspira com sua visão de negócios e seu comprometimento com a marca e a inovação. Aprendi a importância do cuidado com os detalhes. Para mim, é uma honra da continuidade à história que ele começou ao lado da minha mãe.”
Roger Supino , filho de Raymond Supino, à frente da MITS Galeria – @mits.galeria
Meu pai é o maior professor que já tive. Desde pequeno, ele me mostrou a importância do trabalho e da dedicação para me tornar um verdadeiro homem. Foi por causa dele que sempre sonhei empreender, ter meu próprio negócio e construir minha história. Desde o primeiro dia da trajetória do MITS, quando eu e meu sócio Guilherme Giaffone tiveram a ideia de criar algo no meio da arte, meu pai esteve ao nosso lado. Nos motivou, incentivou, cedeu seu acervo e nos ensinou muito sobre negócios. Neste ano e dois meses de trajetória, pudemos realmente entender que temos uma relação muito maior do que a de pai e filho; somos melhores amigos. Digo que, além de um prazer, é um grande privilégio ter alguém tão especial ao meu lado.
Ulisses e Flávio Cohn , filhos de Peter Cohn, à frente da Dan Galeria – @dangaleria
Trabalhar na galeria desde jovens ao lado do nosso pai foi um processo de aprendizagem contínua, onde cada dia era uma aula sobre ética, seriedade e amor pela arte. É extremamente gratificante da continuidade do trabalho iniciado por ele e nossa mãe, ao mesmo tempo em que apresenta novas linguagens e artistas ao mercado. A inspiração do nosso pai, um galerista reconhecido por 50 anos de atuação, nos motiva a honrar o legado que eles construíram com dedicação. Nossa missão familiar é preservar e expandir esse legado, respeitando sempre os artistas e suas obras.