O estilista Tom Ford foi um dos diretores criativos da Gucci que ajudou a modernizar a marca, levou o sexy ao patamar máximo e ainda é lembrado com carinho por ter criado peças e imagens de moda que nos inspiram até hoje. Por esse reconhecimento, Tom acaba de ganhar duas novas salas dedicadas ao trabalho dele no Gucci Museo, em Florença. O atual diretor criativo da marca italiana, Alessandro Michele, foi escolhido a dedo por Ford para trabalhar com ele no escritório da Gucci de Londres em 2002 e não fez nenhum segredo quanto à sua admiração pelo seu antigo mentor.
As salas são dedicadas ao ready-to-wear feminino e masculino, além de comportar os acessórios em outro espaço. De acordo com Michele, o objetivo é relembrar as pessoas da forma como Ford incentivava a autoexpressão por meio do desenvolvimento de uma estética distinta e sensual. Decorada com vermelho cereja do chão ao teto, tem manequins vestindo acessórios de tachas e orquídeas nas cabeças, formando juntos uma multidão. Há quase uma sexualidade opressiva apresentada ali, todos os looks passaram pela curadoria de Alessandro Michele para representar a estética de Ford para a Gucci na década de 1990 e no início deste século.
Os objetos em exibição são apresentados em mostruários de vidro, como se fossem artefatos históricos. Esta impressão é reforçada pela escolha das peças, que incluem não apenas itens familiares, como bolsas e sapatos, mas também aqueles produtos da era Ford que se tornaram célebres, como o fio dental GG da Gucci, algemas e coleira de cão.
Gucci Museo // Piazza della Signoria, 10, 50122 Florença, Itália