Publicidade
Ticiane Pinheiro e Manuella adeptas da acupuntura // Reprodução

Recentemente, a apresentadora Ticiane Pinheiro admitiu ter usado a acupuntura para furar a orelhinha de sua filha Manuella, de quase 2 meses. E o fato chamou a atenção, pois a maioria das pessoas não costumam usar a técnica milenar para esse fim. Na verdade, a orelha tem inúmeros pontos energéticos que, segundo a medicina chinesa, se perfurados de maneira errada pode acarretar problemas de saúde.

Hoje em dia muitos brasileiros utilizam as terapias complementares e multidisciplinares – principalmente para tratar problemas crônicos -, entre elas a acupuntura. Para entender melhor a técnica, falamos com o Dr. Marcus Vinícius Ferreira, formado em medicina pela UFRJ, com curso de especialização em acupuntura e medicina oriental na Universidade de Kitasato, em Tóquio, que levantou as 10 principais dúvidas sobre o tema.

1 – O que é a acupuntura?
A acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de determinados pontos da superfície da pele. Isso é feito pela introdução no tecido subcutâneo de agulhas descartáveis extremamente finas e flexíveis.

2 – Para que serve?
Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária…

3 – Quando procurar um médico acupunturista?
De preferência, no início dos sintomas. Via de regra, quanto mais recente o problema, maior e mais rápida a possibilidade de resolvê-lo. O lado preventivo da acupuntura consiste na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste em sua plenitude, isto é, no estágio onde sabemos que estamos quase ficando doentes, mas ainda não há sintomas concretos.

4 – Posso misturar outros tratamentos com a acupuntura?
Fisioterapia, remédios alopáticos, psicoterapia e homeopatia geralmente são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

5 – A acupuntura dói?
Não deveria. Eventualmente podemos acertar um nervo superficial ou um ponto mais sensível da pele, causando dor. Neste caso, deve-se informar ao médico, que corrigirá a inserção da agulha. Tratamento doloroso é quase sempre relacionado a um mau resultado

6 – Quais os efeitos colaterais da acupuntura?
Alguns pacientes podem se sentir sonolentos e relaxados após a sessão. Em certos casos pode haver a piora dos sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente. Pontos muito sensíveis podem se tornar dolorosos se manipulados em excesso, porém a dor resultante tende a melhorar com o passar do tempo.

7 – Como é uma sessão de acupuntura?
Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão ocidental quanto na visão própria da acupuntura. Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local durante 20 a 30 minutos. Recomenda-se não comer muito antes do tratamento. Após a sessão, vida normal, sem restrições.

8 – As agulhas podem permanecer na pele após a sessão?
Em alguns casos, sim, deixa-se uma agulha pequena coberta com esparadrapo no período entre uma sessão e outra, para que haja estímulo do ponto durante todo este tempo. A agulha de demora, como é chamada, pode ser molhada, e deve ser retirada ao primeiro sinal de incômodo.

9 – Qual a frequência do tratamento?
Usualmente uma vez por semana, porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento varia de acordo com o problema a ser tratado. Raramente a evolução do tratamento é linear, havendo períodos de melhora alternados com períodos de piora até o desaparecimento dos sintomas.

10 – Como a acupuntura age? É somente um analgésico?
O mecanismo de ação da acupuntura ainda não foi completamente elucidado. Sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores), e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas. A acupuntura teria também ação anti-inflamatória e de relaxamento muscular local. Ou seja, é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução dos processos fisiológicos que a causam, agindo, inclusive, sobre o Sistema Nervoso Central.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter