Publicidade
Parceria: Theatro Municipal de São Paulo e Rio || Créditos: Divulgação
Parceria: Theatro Municipal de São Paulo e Rio || Créditos: Divulgação
Theatro Municipal de São Paulo e do Rio || Créditos: Divulgação

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o de São Paulo celebram parceria com trocas de produções de Carlos Gomes e apresentações de um espetáculo inédito com músicas de Villa-Lobos. O anúncio foi feito nesta terça-feira, em Brasília, pelo Ministério da Cultura (MinC), em coletiva de imprensa. Estavam por lá o ministro da Cultura, Juca Ferreira; o diretor artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, maestro John Neschling; o diretor geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, José Luiz Herencia; e João Guilherme Ripper, mais novo presidente da Fundação Teatro Municipal do RJ.

O anúncio principal foi a realização de um projeto patrocinado pelo MinC, orçado em R$ 5 milhões e batizado de Alma Brasileira. Multimídia, a empreitada conta com a projeção de filmes criados pelo grupo teatral La Fura dels Baus e com algumas das mais conhecidas obras de Villa-Lobos.  A estreia será em São Paulo, em julho de 2016. Em seguida, o espetáculo será apresentado no Rio de Janeiro em agosto do mesmo ano, durante o período das Olimpíadas.

Neschling e Ripper anunciaram também a troca de produções entre os dois teatros de ópera. Em 2016, o Municipal do Rio apresenta a montagem da ópera “La Bohème”, de Puccini, que o teatro paulistano montará no mesmo ano. No fim de 2016, o Municipal de SP, como já havia sido anunciado, produzirá “Fosca”, de Carlos Gomes, enquanto a casa carioca apresentará Lo Schiavo, também do compositor campineiro. Essas produções serão trocadas em 2017, quando “Fosca” será apresentada no Rio, e “Lo Schiavo” em São Paulo. O objetivo é valorizar a obra do mais importante compositor brasileiro de óperas.

Em menos de dois meses à frente da casa, Ripper já mostra os efeitos da nova administração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Música para os ouvidos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter