Publicidade

 

André Lemmi treina de domingo a domingo, em rotina que inclui natação, corrida e bike

Durante o mês de novembro, Glamurama e Suzuki conversaram com triatletas para saber as curiosidades e dicas de lugares e treinos. Alexandre Ribeiro já contou tudo sobre corridaBia Neres desvendou o mistério das bikes, e agora chegou a vez de André Lemmi, 23, bicampeão do mundo no Aquathlon, falar sobre natação. Confira o bate-papo.”

– Você começou a nadar com quantos anos? “Comecei a nadar com dois anos e nunca parei. Em 2006 comecei na corrida de aventura, a andar de bike e a fazer trilhas, mas foi só quando eu entrei na faculdade e no clube Pinheiros, em 2008, que comecei a fazer Triathlon. Sempre gostei mais da natação mesmo, é onde eu me garanto melhor.”

– Quais são os benefícios da natação para o corpo e para a mente? “Eu tenho muito prazer em nadar, nado todos os dias que posso. Na natação eu consigo ficar comigo mesmo, pensar na vida, às vezes sem pensar em nada… É um momento meu de reflexão. Para o corpo, a natação trabalha todos os músculos e é o único esporte que não tem impacto direto. O cardio fica muito bom, ela dá uma boa resistência, além de aumentar muito a capacidade pulmonar”

– Como começar a nadar? Quais os cuidados e dicas para marinheiros de primeira viagem? “O ideal é começar aos poucos, umas duas vezes na semana, pegar um treinador bom e uma boa equipe. Nadar sozinho é chato, treinar em galera é sempre um estímulo a mais. O legal é sempre começar em piscina, porque é mais seguro. Se for para o mar ou água aberta, procure ir com alguém que já tenha experiência e um lugar que não tenha correntezas. E não desistir. Porque uma hora você vai pegar o gosto.”

– Quais são os melhores lugares para nadar? “Eu gostei muito de nadar no lago Paranoá, em Brasília, em Ilhabela, na praia do Perequê, na Barra do Sahy e em Guaecá, São Sebastião. Pra mim, o melhor lugar é sempre o de maior correnteza e com as maiores ondas, porque é justamente onde as pessoas costumam ter mais dificuldade.”

– Quais são os cuidados para quem for se aventurar no mar? “Sempre ver a correnteza, esse é o grande lance da natação em águas abertas. Procure saber pra onde a maré está te levando, porque a força da natureza é sempre maior que a nossa. Use a correnteza a seu favor e fique sempre de olho para onde você esta indo. Caso fique preso em uma correnteza, a dica é não se desesperar. Nade na diagonal e nunca contra ela! ”

– Qual sua rotina de treinos? “Treinos todos dias, de domingo a domingo. Pela manhã eu pedalo, de uma a duas horas, no almoço eu nado, cerca de uma hora e meia e à noite eu corro no clube Pinheiros, no Ibirapuera ou no Parque do Povo, por uma hora”

– Quantas vezes por semana é o ideal para praticar natação? “Para quem está começando, o ideal é umas duas vezes, por uns 40 minutos”

– O que a água representa para você? “Água pra mim é liberdade, me sinto sem preocupação, sem nada que possa me impedir a de ir pra onde eu quero. Comecei a surfar com dez anos também, o que ajuda nessa forte ligação que tenho com a água”.

* Aproveite para conhecer o novo Grand Vitara 2014. Acesse o site www.suzukiveiculos.com.br e fique por dentro das novidades Suzuki curtindo a página no Facebook (facebook.com/suzukibr), seguindo no Instagram (@suzukibr) e no Twitter (@suzukiveiculos).

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter