Publicidade
Julia Monteiro de Carvalho e Ernani Júdice || Créditos: Reprodução/ Instagram
Julia Monteiro de Carvalho e Ernani Júdice || Créditos: Reprodução/ Instagram

Julia Monteiro de Carvalho é das glamurettes mais meigas do Rio. Aquele tipo de sorriso doce, queridinha da turma… Mas o hobby da joalheira – e agora designer de bolsas – passa longe do universo “mulherzinha”. A moça é da galera do pedal, sabia? Ah, e os treinos começaram inspirados pelo marido dela, Ernani Júdice.

“Bicicleta não é uma paixão de criança. Comecei a pedalar há três anos. O Ernani começou uns seis meses antes e logo ficou viciado, o que acabou me despertando uma curiosidade. Ele chegava em casa falando o quanto era incrível fazer o esporte no meio da linda natureza da nossa cidade. As vistas, os caminhos , os bichos… Eu treino com o Peter Pichnoff, um excelente triatleta, e ele com o Aaron Long, um coach que mora em São Francisco e manda planilhas para ele seguir”.

Julia Monteiro de Carvalho || Créditos: Reprodução/ Instagram

Perguntamos que provas Julia já disputou. “As mais marcantes foram Mont Ventoux, que venta muito, Alpe D’Huez, que é famoso por suas 21 curvas duras, e no nosso Brasil a serra do rio do Rastro, em Santa Catarina”. A bicicleta vai junto em todas as viagens? “O Ernani leva a dele em todas. Brinco que é a nossa terceira filha. Eu levo nas viagens que as meninas não vão com a gente [eles têm gêmeas de 7 anos]”.

A gente pediu dicas, claro. “O equipamento certo com certeza faz toda a diferença. Capacete é obrigatório. Luvas e óculos também. Sempre pode cair algo no olho e aí o perigo de queda é muito grande. Quando eu troquei de calçado, do tênis para a sapatilha, senti muita diferença e hoje quando vou andar de bicicleta sem sapatilha me enrolo toda. As roupas específicas para a prática do esporte são desenhadas para ajudar na aerodinâmica e praticidade, têm bolsos para guardar gel [de carboidrato] e snacks. Existem marcas superlegais tipo a Rapha, que já teve colaborações com Paul Smith. Tem a Passione, a Café du Cycliste. E cada vez mais surgem novidades bacanas”.

Julia Monteiro de Carvalho e Ernani Júdice || Créditos: Reprodução/ Instagram

E mais: “Uma coisa muito importante é fazer o bike fit. Às vezes você fica sentindo uma dorzinha lá incomodando, acha que é besteira, mas é por causa de um centímetro errado na posição da bicicleta. Tem que estar tudo ajustado perfeitamente para as suas medidas, bem encaixadinho, para você não se machucar, não sentir dor. A bicicleta de montanha é diferente da de triathlon… Eu faço mais montanha aqui no Rio, pouco treino plano. Costumo ir para o Alto da Boa Vista, Cristo, Tijuca, Vale Encantado. Fazer musculação ajuda muito. E como os treinos demoram algumas horas, meus nutricionistas sempre aconselham comer a cada 40 minutos nuts, banana ou o gel… E beber muita água. Por isso os bolsos na roupa. Não é frescura, não”.

Como é pedalar com o marido? Hum, não é bem assim… “Ele é bem mais forte que eu e pratica seis vezes por semana com um grupo. Então a gente pedala junto nos dias em que ele não está treinando pesado. Eu hoje alterno meus treinos com corrida e tênis. Diminuí um pouco por conta do aumento da violência aqui no Rio. Comecei a ficar com um pouco de medo de sair pedalando sozinha pelo Alto da Boa Vista, mas eu amo… Assim que voltar a me sentir segura, com certeza vou aumentar minha frequência de treinos”. (por Michelle Licory)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter