Publicidade
A atriz a bordo da peça em cena do clássico de 1939
A atriz a bordo da peça em cena do clássico de 1939 || Créditos: Reprodução
A atriz a bordo da peça em cena do clássico de 1939
A atriz a bordo da peça em cena do clássico de 1939 || Créditos: Reprodução

Perdida desde o começo dos anos 1970, uma das cópias originais do icônico vestido azul que Judy Garland usou durante as gravações de “O Mágico de Oz” foi encontrada no mês passado em um campus da Universidade Católica da América (CUA, na sigla em inglês), que fica em Washington. A descoberta foi feita por Matt Ripa, um professor de drama da instituição de ensino, durante uma limpeza básica.

“Eu estava em um depósito, organizando as coisas, quando vi uma sacola sobre umas caixas e fui checar o que era”, Ripa relembrou em entrevista nessa terça-feira. “Pra minha surpresa, achei esse vestido, que tem até o nome da Judy escrito a mão por ela”, contou ele.

Ainda de acordo com Ripa, a peça de vestuário também contém um bolso secreto no qual a atriz costumava guardar seu inseparável lenço. Sua dona anterior era a também atriz Mercedes McCambridge, que a obteve na época em que essas coisas ainda não tinham muito valor e a doou em 1972 para a CUA, que a perdeu de vista cerca de um ano depois.

Hoje possivelmente valendo milhões de dólares, o tal vestido será restaurado nas próximas semanas, quando seu próximo destino vai ser decidido. O mais provável é que acabe em um museu ou no acervo do Smithsonian Institute, que também fica em Washington. Vale lembrar que em 2005 os sapatos de rubi que Garland usou no clássico do cinema de 1939 também desapareceram, e só foram encontrados 13 anos mais tarde em uma investigação que envolveu até o FBI. (Por Anderson Antunes)

*

Abaixo, mais imagens do vestido postadas no Instagram pela CUA:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter