Stella McCartney segue incansável em sua busca por uma moda mais sustentável. A estilista sempre esteve à frente de pesquisas e movimentos para provar que o mercado fashion pode, sim, ser eco-friendly. Recentemente, armou uma ação junto com Joaquin Phoenix, para os tapetes vermelhos de 2020. O ator de ‘Coringa’, que também é super engajado em causas ligadas ao meio ambiente, usará um smoking 100% sustentável criado por Stella em todas as premiações.
A última novidade são peças produzidas com o primeiro jeans stretch biodegradável do mundo que fazem parte de sua coleção de pre-fall 2020, que acaba de ser divulgada. O material é uma parceria com a marca italiana Candiani, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Coreva Stretch, que criou um tecido de fibras de algodão orgânico que encapam o núcleo de borracha natural, sem qualquer plástico ou microplástico na trama.
Nesse jeans não são utilizadas algumas etapas do processo de tingimento, reduzindo o consumo de água, energia e produtos químicos, que são substituídos por Kitotex Vegetal – um ingrediente biodegradável patenteado – produzido a partir de algas marinhas e cogumelos.
“Em um mundo em que nossos recursos estão diminuindo e os lixões estão superlotados de roupas descartadas, é nosso dever pesquisar fontes renováveis, além de materiais biodegradáveis e compostáveis”, disse Alberto Candiani, dono da marca italiana Candiani, sobre a iniciativa.
O stretch biodegradável aparecerá ainda em algumas peças da coleção Inverno 2020 de Stella McCartney, que será desfilada na semana de moda de Paris, em fevereiro. Glamurama apoia!