Publicidade
Fernanda Paes leme, Grazi Massafera, Cleo Pires e a técnica de micropigmentação de sobrancelha
Fernanda Paes leme, Grazi Massafera, Cleo Pires e a técnica de micropigmentação de sobrancelha || Créditos: Waldemir Filetti/ Divulgação
Fernanda Paes leme, Grazi Massafera, Cleo Pires e a técnica de micropigmentação de sobrancelha || Créditos: Waldemir Filetti/ Divulgação
Fernanda Paes Leme, Grazi Massafera, Cleo Pires e a técnica de micropigmentação de sobrancelha || Créditos: Waldemir Filetti/ Divulgação

Voltou à moda. Com a evolução da técnica, que permite um efeito bastante natural, muitas celebs – e gente como a gente – têm optado pela micropigmentação de sobrancelha desde que um desenho cada vez mais expressivo, com volume e respeitando o equilíbrio do rosto ocupou definitivamente [ou não, afinal nunca diga nunca] o lugar daquele traçado mais fino de décadas passadas.

* Anda com vontade de aderir, glamurette? Consultamos duas especialistas de lugares referência no Rio para o serviço: Amanda Tito, do Studio Blink, em Ipanema, e Fatima Bahia, da FR Microcenter, na Barra da Tijuca. Vem saber tudo sobre micropigmentação aqui embaixo! (por Michelle Licory)

Qualquer pessoa pode fazer micropigmentação?

“Quase todas as mulheres e homens podem se submeter à técnica, sendo contraindicado para os portadores de diabetes, hemofilia, câncer de pele, herpes labial, alergias tópicas, urticária física (dermografismo), portadores de marca-passo, grávidas ou no período pré-menstrual”, explica Amanda. “Se a pessoa passou por quimioterapia ou teve alopecia, deve ter indicação médica para fazer o procedimento”, completa Fatima.

É necessário algum cuidado antes e depois do procedimento?

“Não requer nenhum cuidado especial previamente. Depois do procedimento, é necessário usar, durante os quinze primeiros dias, uma pomada lubrificante, para ajudar a fixar o pigmento. Nesse mesmo período evitar sauna, coçar, vapores, secador de cabelo, exercício físico intenso, transpiração excessiva, banho quente, sol, mergulho no mar ou piscina”, recomenda Amanda. Fatima explica que não é indicado fazer peelings e usar ácidos logo depois da micropigmentação. “Deve-se esperar cerca de 20 dias”.

Como se define o traçado, o desenho em si?

“Somos visagistas também. Há uma longa conversa para entender o que incomoda a cliente e analisamos o rosto, a musculatura, para assim traçar o que será feito. Usamos o dermógrafo, um aparelho de última geração, e também diferentes agulhas e tonalidades da tinta para conseguir um efeito 100 por cento natural, com um pelo mais grosso, outro mais fino…”, garante Fatima. “O desenho se baseia sempre respeitando o traçado natural de cada cliente, apenas corrigindo defeitos e imperfeições. O bonito é ser o mais natural possível! Hoje as pessoas buscam apenas correções de falhas para deixar o olhar mais harmônico e suave”, diz Amanda.
Qual a principal evolução da técnica que era usada nos anos 90, aquela que ficava meio esverdeada depois?

“Nos anos 90, a técnica usada era a sobrancelha definitiva. O pigmento, desenvolvido à base de chumbo, era depositado na terceira camada da pele e, com o passar do tempo, esse pigmento sofria alteração de cor, tendendo para o esverdeado, azulado ou rosado. A técnica utilizada hoje atinge a primeira camada da pele. São usados pigmentos leves e desenvolvidos especificamente para a pigmentação de sobrancelha, o que torna o procedimento muito mais natural e seguro. A sobrancelha fio a fio dura de oito meses a um ano. Após esse período, é necessário fazer uma nova micropigmentação”, explica Amanda. Fatima também usa a técnica fio a fio. “Ela desenha o pelo perfeitamente, inclusive alguns mais inclinados e outros mais em pé, tudo para dar naturalidade. A duração é de seis meses a um ano, mas, após a sessão, a cliente volta no mês seguinte para uma revisão sem custo”.

Na hora de escolher um estúdio para a micropigmentação, em que você precisa prestar atenção pra fazer com segurança?

“Para escolher um lugar ideal, acima de tudo, é importante ter referências. Pesquisar sobre o profissional, ver fotos do antes e depois… Existe um conjunto de medidas que devem ser tomadas, chamado de biossegurança. Isso inclui usar luvas de plástico protegendo o dermógrafo, não encostar nas embalagens durante o procedimento, usar agulhas descartáveis”, explica Fatima.

Dói? Quanto tempo demora pra fazer?

“O procedimento, no Studio Blink, é indolor. Usamos um anestésico tópico. O procedimento demora uma hora e meia, em média”, avisa Amanda. “Não existe dor, já que é usada uma pomada anestésica no local cerca de 20 minutos antes do início. Demora por volta de 40min”, finaliza Fatima.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter