Você é adepta das compras via smartphone, glamurette? Pois um relatório divulgado pela agência de publicidade Criteo detectou as smartphonistas – aquelas que realizam suas compras pelo celular – como o grupo em maior ascensão no mercado online. Enquanto compras feitas pelo computador estão consistentes e vão bem, obrigada, as compras via celular estão começando a alcançá-las. Os dados apontam que mais da metade dos consumidores usam seus dispositivos para fazer compras, enquanto 48% usam apenas o computador. A pesquisa foi realizada a partir da análise de mais de 200 empresas de moda americanas e 5 milhões de transações e mais de 1,5 mil compradores.
Dos usuários que já fazem uso do serviço, 68% deles iniciam sua caça às peças pelo telefone, e 51% dizem que preferem usar o celular para ir às compras. É o modelo de compra que tende a dominar o futuro.
Ainda segundo a pesquisa, os smartphonistas tendem a comprar itens com baixo risco de não servir a preços baixos e costumam comprar mais durante à noite e aos fins de semana. Entre os top itens estão t-shirts, camisas e sapatos. Já os consumidores via computador tendem a comprar coisas como calças e lingeries durante o dia e em dias da semana – certamente boa parte das vezes enquanto estão no trabalho.
Entre os conselhos da agência para as marcas que desejam conquistar a clientela dos celulares estão: oferecer uma entrega mais rápida e facilitar ao máximo a busca do consumidor do item desejado. “Os varejistas devem também simplificar o compartilhamento das redes sociais para que o smartphonista compartilhe suas compras e recomendações”, disse Harris Bernstein, vice presidente da agência, em entrevista ao portal “WWD”.