Publicidade
Exposição Atributos do Silêncio na Galeria Bergamin & Gomide || Créditos: Divulgação
Exposição Atributos do Silêncio na Galeria Bergamin & Gomide || Créditos: Divulgação
Exposição “Atributos do Silêncio” na Galeria Bergamin & Gomide || Créditos: Divulgação

A Galeria Bergamin & Gomide, na rua Oscar Freire, em São Paulo, abre neste sábado a exposição “Atributos do Silêncio”, com curadoria de Felipe Scovino. Serão cerca de 20 obras realizadas entre a segunda metade do século 20 e a primeira década do século 21, de artistas como Caio Reisewitz, Leonilson, Lygia Pape e Waltercio Caldas, que fazem referência às possíveis qualidades ou atmosferas que o silêncio traz, tais como a delicadeza, o vazio, a suavidade, a invisibilidade, o anti-espetáculo, o apagamento e o etéreo.

“Na obra de Leonilson, percebemos a exposição de uma fragilidade que é tanto dos materiais empregados quanto do próprio sujeito. Um pedaço de bordado contém seus medos, dramas, frustrações, solidão, mas também sua voz e sua atitude de libertação”, explica Scovino. Já as fotografias de Caio Reisewitz e Luiza Baldan situam-se entre o silêncio e o intervalo entre a espera e o esquecimento. “Um território preenchido pelo indício de que algo acabou de acontecer por ali ou há muito tempo é preenchido apenas por memórias”, diz o curador.Em uma era marcada pelo excesso de informação, “Atributos do Silêncio” explora o lado B: a partir de um ‘nada’, de um ‘silêncio’, é possível construir uma rede de significados e potências. A mostra fica até dia 25 de setembro na galeria, não perca!

[galeria]3262041[/galeria]

Atributos do Silêncio
Mostra coletiva: Anna Maria Maiolino, Brígida Baltar, Caio Reisewitz, Cao Guimarães, Carolina Martinez, Isa Genzken, Jorge Macchi, Leonilson, Luiza Baldan, Lygia Pape, Maria Laet, Mira Schendel, Otavio Schipper, Thiago Rocha Pitta, Waltercio Caldas.
Curadoria: Felipe Scovino

Abertura:
Dia 29 de agosto de 2015, sábado, às 11h
Galeria Bergamin & Gomide (Rua Oscar Freire, 379, loja 1, tel. 11 3853-5800)

Visitação:
De 31 de agosto a 25 de setembro
Seg. a sex., 11h/19h; sáb., 11h/15h
Entrada gratuita

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter