Sharapova perde mais de R$ 33 milhões em publicidade

A tenista Maria Sharapova || Créditos: Getty Images

Depois de ser pega no antidoping, motivo pelo qual não competirá nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Maria Sharapova enfrenta a ira de alguns anunciantes. A Nike foi a primeira empresa a anunciar o rompimento do contrato com a tenista russa, após contratá-la em 2010 com um salário de US$ 8,75 milhões (R$ 33 milhões) por ano. O contrato dela com a marca de produtos esportivos tinha vigência até 2018.

A Tag Heuer, que pertence ao grupo LVMH, optou por não renovar o contrato com Sharapova, que deve expirar no fim do ano. Quase 80% dos ganhos da tenista, que somaram US$ 30 milhões (R$ 113,1 milhões) em 2015, são provenientes de contratos de publicidade. Além da Nike e da Tag Heuer, ela também anuncia os produtos da Porsche e da marca de lifestyle americana Cole Haan.

No caso de atletas de renome internacional como Sharapova, é comum que as marcas incluam nos contratos cláusulas de responsabilidade ética que as protejam de eventuais associações com deslizes de conduta, como o caso de Sharapova. (Por Anderson Antunes)

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