Em dezembro, o cantor Justin Bieber anunciou que deixaria os palcos após o lançamento de seu próximo álbum. A notícia sobre a possível aposentadoria precoce do ídolo teen correu o mundo, e foi desmentida alguns dias depois pelo empresário dele. Antes do esclarecimento, várias pessoas debateram sobre o que teria feito Bieber desistir de seguir a carreira, já que atualmente ele é um dos músicos mais bem-sucedidos do mundo.
Os números, no entanto, apontam que a base de fãs do cantor está diminuindo consideravelmente. Um exemplo é o recém-lançado documentário-filme “Believe”, que retrata os bastidores da última turnê de Bieber, a “Believe Tour”. A produção, que é uma seqüência do hit “Never Say Never”, de 2011, arrecadou pouco mais de US$ 5 milhões nas bilheterias norte-americanas no último fim de semana -bem menos do que os quase US$ 30 milhões faturados por seu antecessor.
A conclusão de alguns analistas é de que os “Beliebers”, como são chamados os fãs do cantor, estão crescendo e mudando seus gostos musicais. E já tem até gente dizendo que Bieber será o próximo Vanilla Ice, em referência ao rapper norte-americano que caiu no ostracismo após uma carreira meteórica no início dos anos 1990. Será? (por Anderson Antunes)