Publicidade
Fernanda Souza || Créditos: Marcos Duarte
Fernanda Souza || Créditos: Marcos Duarte

Fernanda Souza tem um brilho especial. E isso é notado rapidamente após trocar meia dúzia de palavras com ela. Aos 33 anos ela já é uma veterana. Desde os 13 anos na frente das câmeras, a atriz e apresentadora tem total intimidade com a TV.  A fama chegou avassaladora quando ela encarnou a personagem Mili, na novela-fenômeno da década de 1990 Chiquititas, que a própria considera o maior sucesso de sua carreira. De lá para cá foram algumas novelas na rede Globo para, finalmente, se firmar com apresentadora. Sempre bem-humorada, atualmente ela comanda o “Vai Fernandinha”, no Multishow, e tem um canal de Youtube bombadíssimo. Somado a isso estão seus mais de 14 milhões de seguidores no Instagram! Casada há sete anos com o cantor Thiaguinho, Fernanda abre o jogo com o Glamurama sobre assuntos de A a Z: vaidade, ciúme, casamento, filhos e a guinada que o novo visual, com um corte de cabelo mais curto e descolado, e novo guarda-roupa, deu na sua vida.

Glamurama: Quem são seus próximos convidados do “Vai, Fernandinha”?
Fernanda Souza: “Nessa semana vamos ter Cleo Pires e Luiza Possi, será uma semana bem de menina, com as amigas empoderadas.”

Glamurama: Você participa da concepção do programa?
Fernanda Souza: “De tudo, da escolha dos personagens à definição do roteiro e divulgação. Tenho uma abertura muito grande pra falar o que eu quero e a gente consegue um conteúdo muito redondo, bem diferente de tudo que tem na TV. Agora também tenho duas webseries no site do Multishow: ‘Confessionário’, onde os artistas dão suas opiniões sobre determinados assuntos, e o musical ‘Do Ré Mi C'”.

Glamurama: O programa já tem nova temporada confirmada?
Fernanda Souza: “Temos mais uma temporada que vai ser gravada em agosto e vai ao ar em novembro. Antes meu contrato era só por temporada mas este ano a gente fechou por um ano.”

Glamurama: Você e Tatá Werneck já pensaram em fazer um programa juntas, já que têm forte apelo humorístico e são contratadas do mesmo canal?
Fernanda Souza: “A gente já fez uma o programa da outra, mas nunca pensamos nisso… É uma boa ideia! A Tatá é muito divertida! Um dos episódios mais legais da temporada de ‘Vai, Fernandinha’ é o que ela participa porque as pessoas acham que vão ver uma Tatá e vêem outra que nem sabem que existe. O episódio é emocionante, ela termina aos prantos sem acreditar que iria chorar.”

Glamurama: Vocês trocam figurinhas?
Fernanda Souza: “A gente não se esbarra muito por conta da correria, mas a gente é ‘fanzona’ assumida uma da outra.”

Glamurama: Você também tem seu canal no Youtube. O que prefere: TV  ou internet?
Fernanda Souza: “Eu amo os dois porque são bem diferentes. No Youtube procuro não fazer nada que conflite com o ‘Vai, Fernandinha’. Tenho uma preocupação muito grande em dar conteúdos diferentes pras pessoas que gostam do meu trabalho. O canal do youtube é completamente organizado por mim, de forma mais caseira, e o ‘Vai, Fernandinha’ tem uma equipe gigante que faz tudo acontecer com uma estrutura muito maior e chiquérrima. Os dois têm conteúdos verdadeiros e humanos. Dá pra produzir um programa com muito ou pouco dinheiro, mas se for de verdade, chega no coração das pessoas.”

Glamurama: Por que decidiu ter um canal de Youtube?
Fernanda Souza:
“Quando tinha contrato com a Globo não podia, então quando fui para o Multishow já tinha essa ideia. Depois, quando o “Vai Fernandinha’ já tava estável e eu tinha um hiato de cerca de seis meses entre uma temporada e outra, decidi lançar o canal do youtube pra que as pessoas continuassem me consumindo.”

Glamurama: Você é amiga de todo mundo no meio artístico. Isso facilita na hora de convidar para seus programas?
Fernanda Souza: “Com certeza, até porque amigo é amigo, né? Ontem mesmo mandei pra Luiza Possi um vídeo com um trecho do programa que vai ao ar e ela falou: ‘que perigo ir no programa de amigo! A gente fica à vontade e sai falando!’ No programa Luiza conta toda a infância dela que, por ser filha de dois grandes artistas, não foi fácil.”

Glamurama: Alguma recusa e pedidos para participar?
Fernanda Souza: “Já rolaram pedidos de gente pra participar sim e teve quem eu chamei muito e, por conflito de agenda, não consegui ainda. É o caso da Bruna [Marquezine] e da Claudia Raia. Mas a gente acredita que na próxima temporada vamos conseguir levá-las. As pessoas vão assistindo e vendo que o programa é muito leve, que eu não toco em assunto polêmico. A gente estuda o convidado e faz que ele brilhe. Um dos elogios mais frequentes ao programa é que as pessoas sentem que os convidados ficam à vontade e vão se abrindo. São 22 minutos de entrevista onde a pessoa pode contar inúmeras histórias. A gente ri e chora, chora de rir…”

Glamurama: Sente saudade de fazer novelas? Planos para voltar ou pretende focar cada vez mais na carreira de apresentadora?
Fernanda Souza: “Eu gosto muito de atuar e nunca vou deixar de ser atriz. Costumo brincar que tenho uma caixinha de atriz que tá guardada em mim, mas nesse momento não consigo assumir um papel por conta de agenda mesmo. Pra isso teria que abrir mão do programa, que tem uma demanda muito grande, ou teria que deixar de fazer a peça ‘Meu Passado Me Condena’ e não to afim de deixar de fazer nenhum dos dois. Fiz novelas por 18 anos na Globo, 20 contando com Chiquititas no SBT, então to tranquila.”

Glamurama: As pessoas ainda te param na rua pra falar com a Mili (Chiquititas)? 
Fernanda Souza: Muito! Com certeza foi meu papel mais marcante… tudo o que a gente gosta da infância tem um lugar especial. Eu, por exemplo, sou louca pela Xuxa e vai ser minha ídola pra sempre. Me perguntam se eu tenho vergonha e eu digo: ‘Vergonha? Vergonha nenhuma. Orgulho que não cabe em mim dessa minha personagem.”

Glamurama: Você é muito vaidosa?
Fernanda Souza: “Não… Devia ser. Têm uns cremes que tenho que passar e não passo. To tentando criar alguns hábitos. O pouco que sou é por conta da profissão.”

Glamurama: Sabemos que já teve problemas com a balança em alguns momentos. Atualmente você segue alguma dieta?
Fernanda Souza: “Não. Tive que engordar pra fazer ‘O Profeta’, depois emagrecer e malhar pra outro papel, e com o tempo deixei de acreditar em alimentação restrita. Acho que pode se tornar uma compulsão. Hoje em dia minha relação com a comida é equilibrada. Não tenho nenhum problema de saúde, então como o que quero. Minha única neurose é com saúde, aliás. Faço exames a cada três meses e jamais colocaria minha saúde em risco pra pertencer a um padrão de beleza que alguém impôs. Parar de fazer novela me permite ter o corpo que quiser.”

À esquerda, Fernanda Souza como Mili há cerca de 20 anos. À direita, a atriz como Carola em “O Profeta” (2006/07), quando teve que ganhar alguns quilinhos para o papel || Créditos: Reprodução

Glamurama: Você voltou a correr. Qual sua rotina de malhação?
Fernanda Souza: “Treinei durante 18 anos e fiquei 2 sem treinar. Sentia que minha ‘máquina’ não tava tão incrível e que eu poderia ter mais disposição se treinasse. Agora faço aeróbico sempre que posso, corro quando dá e estou fazendo XBody [tecnologia de eletroestimulação muscular], que tem um resultado bem bacana.”

Glamurama: Você é muito consumista? Com o que gosta de gastar?
Fernanda Souza: “Não muito, poderia ser bem mais. Gosto de coisas clássicas, atemporais. Curto bolsa e sapato, mas nada exagerado. Compro um ‘second-hand’ numa boa, dinheiro não aceita desaforo (Risos).”

Glamurama: Você e Thiaguinho se mudaram há pouco tempo para São Paulo. O que acha de voltar? Prefere SP ou Rio?
Fernanda Souza: “Morei por 18 anos no Rio antes de voltar a São Paulo. O Rio foi onde virei mulher, onde a vida floresceu. Sinto saudade de lá mas hoje em dia tá melhor viver em São Paulo. Estamos há um ano aqui e é bom estar perto da minha família, poder visitar a minha mãe a qualquer hora, coisa que nunca fiz. Estou redescobrindo a minha cidade, porque sai muito nova daqui, com 12 anos. A mudança aconteceu naturalmente. Vim para ficar quatro meses em uma temporada da peça ‘Meu Passado Me Condena’ e o contrato da peça foi se renovando e fomos ficando. Quando me dei conta era hora de procurar um apartamento (risos)”.

Glamurama: Você curte cuidar da casa? Quais são seus atributos de dona de casa? 
Fernanda Souza: “Gosto. Antes de me mudar pra SP era daquelas que não tinha empregada todos os dias porque a pessoa que eu gostava muito só podia três vezes por semana. Então se precisasse de uma manutenção, eu fazia numa boa. Lavo louça, lavo e passo roupa… na minha casa a gente sempre divide as tarefas e isso nunca foi um drama. Vou no mercado, na feira.. vou atrás de qualquer coisa que tenha que comprar. Mas cozinhar eu fico devendo! Cozinho pontualmente algumas coisas como brigadeiro, creme de milho, um franguinho, até faço uma farofa maravilhosa que é superelogiada na família, mas sou mais da limpeza.”

Glamurama: Você e Thiaguinho tem algum apelido carinhoso?
Fernanda Souza: “Sempre foi ‘vi’, de vida.”

Glamurama: Como lidam com a distância nos momentos em que os dois estão com o pé na estrada?
Fernanda Souza: “Sempre me perguntam isso, mas eu até comento com as minhas amigas que vejo muito mais o Thiago do que elas vêem o marido delas. Ficamos o dia inteiro juntos de segunda à quinta. Temos uma rotina muito normal e tranquila.”

Glamurama: Rola ciúme? Quem é o mais ciumento?
Fernanda Souza: “A gente é muito de boa um com o outro.  Sou Gêmeos com Leão, desapego total. Pra ele era um pouco mais delicado quando eu fazia novela, beijava outras pessoas… Mas temos um relacionamento muito leve. Passamos o dia inteiro brincando, falando besteiras um pro outro… a menos quando temos que resolver algo sério.”

Fernanda Souza e Thiaguinho || Créditos: Reprodução Instagram

Glamurama: Planejam ter filhos?
Fernanda Souza: “Planejar data ainda não, mas que vai ter, vai.”

Glamurama: Um talento da Fernanda que ninguém conhece.
Fernanda Souza: “Limpo uma casa como ninguém. Pode chegar na minha casa e procurar, todos os cantinhos estarão lindos. Sei limpar um banheiro como poucos. (Risos) Não faço isso todo dia, claro, mas se for preciso, sem problemas.”

Glamurama: Um talento do Thiaguinho que ninguém conhece.
Fernanda Souza: “O Thiago é muito engraçado, apesar de não demostrar isso publicamente. Quem convive sabe que ele é uma das pessoas mais loucas e engraçadas. Hoje mesmo no café ele tava completamente louco. Ele é muito ‘bagaceiro’, dá umas risadas malucas e anda pela casa de um jeito engraçado. A gente tinha que ter um reality show pras vocês verem como é.”

Fernanda Souza com seu novo visual || Créditos: Reprodução Instagram

Glamurama: Já se acostumou com seu novo visual? Pretende mantê-lo?
Fernanda Souza:
“To amando! Me olho no espelho e vejo outra mulher. Foi uma mudança na minha vida que eu nunca imaginei. Um simples corte de cabelo (mais curto e escuro) me fez ver as coisas com outros olhos. Mudei todo meu estilo – doei 80% das estampas do meu guarda-roupa para causas beneficentes e, com a ajuda do Dudu Farias (stylist), comprei peças novas atemporais, com cortes mais retos e tons neutros… e até voltei a treinar, porque essa mudança deu um ânimo a mais pra cuidar de mim. Com a chegada dos 30, busquei um look mais leve porque minha personalidade já é muito expansiva.”

Glamurama: Thiaguinho aprovou logo de cara? 
Fernanda Souza: “Todo dia ele fala: ‘caraca, nunca te vi tão linda, não deixa crescer nunca mais!” Todo cabelo curto que eu mostrava, ele falava ‘mete bronca!’. Agora diz que, depois de sete anos, ganhou mais uma esposa.” (Por Julia Moura)

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter