Publicidade
Megahn Markle e suas lindas sardas || Créditos: Getty Images
Megahn Markle e suas lindas sardas || Créditos: Getty Images

Quando Meghan Markle se casou com príncipe Harry no início deste ano, a sardas espalhadas pelo rosto da ex-atriz -que fez questão de mostrá-las ao optar por uma maquiagem natural – chamaram atenção positivamente e muitas mulheres se viram representadas deixando as bases e corretivos pesados de lado para finalmente ostentar as manchinhas e sem medo. Embora charmosas, as pintinhas são sinônimo de pele sensível e precisam de uma rotina intensa de cuidados, principalmente, nos dias mais quentes do ano, quando a incidência dos raios solares é maior e seus danos podem ser ainda piores.

A dermatologista Dra Byanne Leão entregou ao Glamurama alguns cuidados essenciais para quem tem sardas. Continue lendo.

O que são e como surgem as sardas?

“As sardas (também conhecidas como efélides) são manchinhas pequenas de coloração castanho claro ou escuro que surgem em pessoas de pele clara e geralmente e se acentuam no verão com a exposição solar. Elas surgem devido a um aumento de melanina (pigmento que dar cor a pele ). Além de ter uma tendência familiar hereditária, observa-se uma relação direta com exposição solar no surgimento da mesma.”

Quais lugares mais comuns em que as sardas aparecem?

“A distribuição das lesões são simétricas atingindo principalmente as áreas mais expostas como rosto, antebraços, braços, ombros e parte superior do tronco.”

Sardas fazem algum mal?

“As sardas são benignas e não oferecem risco de evoluir para um câncer de pele, por exemplo, mas precisamos ficar atentos. Como são mais comuns em pessoas de pele clara e tem relação direta com a exposição solar, esses pacientes mais sensíveis consequentemente são o grupo de maior risco de câncer de pele.”

Como disfarçá-las?

“O uso de cosméticos como maquiagens, protetores solares com cor, bbcream, entre outros, podem ajudar a disfarçar, mas não tem qualquer função terapêutica. Hoje em dia as pessoas não tentam esconder mais, pelo contrário, é considerado um charme a mais e muitas vezes são feitas sardas fake em alguns editoriais de moda e desfiles.”

Tem tratamento?

“Sim, o mais importante seria o uso regular do protetor solar como forma de atenuar e até mesmo prevenir o aparecimento de novas lesões. Uma vez instaladas podemos fazer uso de cremes despigmentantes, peelings, lasers e luz intensa pulsada, mas sempre acompanhado de orientação médica.”

Existe algum truque caseiro para clarear?

“Não recomendamos truques caseiros para clarear devido a riscos de queimaduras e até mesmo piora do quadro. O que podemos fazer é usar sempre protetor solar e cosméticos.”

Marina Ruy Barbosa e Mariana Goldfarb são algumas das famosas que possuem as charmosas sardas || Créditos: Reprodução Instagram

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter