Diferente de muitas capitais do mundo, São Paulo cresceu sem planejamento, com ruas estreitas e áreas verdes de proteção permanente limitadas. Para mudar um pouco essa história, a Gamaro Incorporadora projetou “O Parque”, empreendimento que consiste em juntar torres residenciais, empresariais e a natureza com acesso público em uma só área. Para isso escolheram o Brooklyn, bairro nobre com público que sonha em morar em um lugar com beleza natural sem precisar sair da cidade.
O lugar será a nova casa de mais de 25 mil m² de flora nativa paulista escolhida a partir do investimento da Gamaro em pesquisas para detectar técnicas de germinação de sementes raras, sobre as quais não havia nenhum tipo de registro, como o cauaçu e a carqueja da serra do mar. Além disso, serão replantadas espécies como capim de rabo de burro, taboa do brejo, macela do campo e alecrim do campo. Segundo Ricardo Cardim, consultor em biodiversidade nativa e arqueologia botânica, contratado pela incorporadora, as sementes do terreno estavam adormecidas há anos. “Com a reconstituição do solo, a partir da retirada do entulho, as plantas voltaram a brotar”, afirma Cardim.
O acesso de “O Parque” será aberto 24 horas por dia e para todos. A ideia da incorporadora é propor uma conexão com a natureza dentro da cidade e que ela não seja limitada aos residentes. Além da área arborizada haverá um mix de lojas e restaurante no espaço. Já imaginou?