Publicidade
ricardo-tamanho
Ricardo Kugelmas, fundador do espaço de arte auroras || Créditos: Divulgação/Ding Musa

Se São Paulo vive hoje sua efervescência artística, Ricardo Kugelmas é peça importante deste movimento. Após uma temporada de quase uma década vivendo em Nova York, onde atuou à frente da direção do ateliê do pintor italiano Francesco Clemente, o art advisor voltou a São Paulo para transformar uma casa modernista assinada por Gian Carlo Gasperini que pertence a sua família há mais de 50 anos, no Morumbi, em um espaço de arte. Seu retorno com tal propósito foi incentivado por ninguém menos que Tunga (1952-2016), amigo de Ricardo, que “achava que o Brasil estava precisando de novos espaços”, contou ele em entrevista ao Glamurama.

Batizado auroras, o ponto foi concebido com aspectos que o afastam de uma galeria de arte. “Ao invés de representar os artistas, como as galerias de arte fazem, a ideia é expor diversos artistas sem o compromisso de representação”, disse Ricardo que, além de fazer parcerias com galerias, também pretende dar impulso a projetos independentes que darão visibilidade para artistas sem representação, assim como abrigar instalações que não são encontrados em instituições, como projetos de música experimental e instalações na piscina vazia da casa.

“Nesses nove anos que trabalhei com o Francesco, percebi que existe uma série de rastros da produção de um artista entre a ideia e o que ele expõe na galeria, como por exemplo desenhos, estudos, cadernos… Quero dar prioridade para esse pedaço que normalmente não é exposto. Sei da importância e sinto o valor simbólico desse pedaço do processo”, completou ele.

A exposição de estreia do espaço reúne obras de 26 artistas divididas em duas partes, entre eles Leda Catunda, Rodrigo Bivar, na primeira, e Jac Leiner e Luiz Zerbini na segunda (confira a programação abaixo). A biblioteca da casa, que conta com uma coleção de livros de arte doada por Charles Cosac, sala de vídeo e espaço para desenvolver projetos especiais, também deve permanecer aberta ao público. Programa ótimo para fazer aos domingos – dia em que as galerias de arte não abrem na cidade -, combinado a visitas à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e à Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, ambas na zona Sul de São Paulo. Confira abaixo cliques da auroras.

[galeria]4385200[/galeria]

Auroras
Av. São Valério, 426 – São Paulo
Horário de funcionamento: sábado e domingo das 11h às 18h
Durante a semana: horário agendado
Parte I : de 20 de agosto a 16 de outubro – Alvaro Seixas/Ana Prata/Antonio Dias/Antonio Malta Campos/Dudi Maia Rosa/Fernanda
Gomes/Gabriela Machado/Leda Catunda/Lucas Arruda/Rodrigo Andrade/Rodrigo Bivar/Sérgio Sister/Yasmin Guimarães
Parte II: de 29 de outubro a 18 de dezembro
Ana Elisa Egreja/Carlito Carvalhosa/Dalton Paula/Elizabeth Jobim/Emmanuel Nassar/Fabio Miguez/Jac Leiner/Janaina Tschäpe/Marina Rheingantz/Luiz Zerbini/Paulo Monteiro/Paulo Pasta/ Tiago Tabet

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter