Publicidade
Ricardo dos Anjos ensina a montar um calendário para manter os cabelos bonitos e saudáveis || Créditos: Reprodução

Intensificar os rituais de autocuidado pode ser uma boa maneira de deixar a rotina dos dias de isolamento mais divertida. Ficar mais tempo em casa dá oportunidade de colocar em prática um cronograma capilar para recuperação dos fios, por exemplo. Longe dos compromissos profissionais e familiares, pode ser o momento certo para identificar as necessidades do seu cabelo e os produtos mais indicados para o resultado desejado. E o segredo aqui é não ter pressa: um intervalo de 48 horas entre um procedimento e outro já vai transformar o visual.

Um dos procedimentos mais usados, indicado para todo os tipos de cabelos, é o cronograma capilar: rotina de cuidados especiais com os fios composto por três etapas – hidratação, nutrição e reconstrução – que trazem soluções para quem quer cabelos mais fortes e saudáveis. O cabeleireiro Ricardo dos Anjos, expert da linha match O Boticário, entrega dicas de como fazer o cronograma em casa:

Etapas do cronograma

Hidratação: reposição da água e nutrientes perdidos diariamente. Devolve o brilho e leveza dos fios.

Nutrição: reposição de lipídeos, para manter a flexibilidade e reter água adquirida no processo de hidratação. Deixa os fios mais macios e fáceis de pentear.

Reconstrução: reposição de proteína, especialmente queratina e aminoácidos. Essa etapa devolve a força dos fios e aumenta a massa capilar.

Condição e objetivo

Antes de começar, é importante compreender o que seu cabelo está precisando mais, porque cada etapa tem um objetivo e a ordem de uso dos produtos pode te ajudar a solucionar esses probleminhas.

Identifique seu problema

Se o cabelo está embaraçando demais, com fios arrepiados e difíceis de desembaraçar, é preciso colocar mais etapas de nutrição. Agora, se os fios estão sem movimento, com sensação de aspereza, a hidratação é que precisa ser intensificada. Se você sente que os fios estão fracos e quebradiços ou passaram por alguma química pesada recentemente, é o momento de investir na reconstrução.

Calendário capilar

O processo dura em média 04 semanas e são aplicados 03 tratamentos distintos: Máscara de Nutrição, Hidratação e Reconstrução, a cada dois dias. A intensidade de uso de cada produto vai depender da necessidade do seu cabelo.

Os ativos

Para hidratar – os ingredientes devem prevenir pontas duplas, combaterem o ressecamento e formar uma camada protetora para selar as cutículas. Match Fonte da Hidratação traz máxima concentração de óleo de coco puro. Ela conta com Shampoo, Condicionador, Máscara e Co Wash.

Para nutrir – fios finos e grossos têm necessidade diferentes, com performance diferentes para cada tipo. Match Fonte da Nutrição tem ácido hialurônico e blend de óleos nutritivos. A linha conta com Shampoo, Máscara, Condicionador, Leave-in e Óleo.

Para reconstruir – Aminoácidos e proteínas vão ajudar no reparo da fibra capitar, em especial nos fios severamente danificados. Match SOS Reconstrução traz essa super tecnologia e é composta por Shampoo, Condicionador, Máscara, Spray de Proteína e óleo reconstrutor.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter