Publicidade
Romero Jucá no almoço com a Revista PODER
Romero Jucá no almoço com a Revista PODER || Crédito: Paulo Freitas
Romero Jucá no almoço com a Revista PODER || Crédito: Paulo Freitas
Romero Jucá no almoço com a Revista PODER || Crédito: Paulo Freitas

O presidente do PMDB quebra a perna, mas não desfia a meia. Apesar do tombo que tomou recentemente, quando perdeu o Ministério do Planejamento graças a uma delação premiada envolvendo seu nome, ele se mantém como homem de confiança de Michel Temer e fala de planos ambiciosos para o partido

Por Paulo Sampaio para a Revista PODER de setembro

O presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (RR), 61 anos, afirma que até o fim do ano vai promover uma reforma política radical no partido. “As pessoas vão saber o que o PMDB defende, o que ele representa.” Trata-se de um projeto ambicioso. Associado desde a origem ao fisiologismo, apontado como um “balaio de gatos”, o PMDB tem as maiores bancadas de senadores e de deputados federais no Congresso Nacional, o maior número de governadores e cerca de mil prefeitos. Não é mesmo um exemplo de coesão ideológica. Para operar a transformação, Jucá busca modelos no primeiro mundo. “Quais são os movimentos novos que você tem na Europa? São partidos políticos tradicionais? Não, é o ‘podemos’, o ‘vencemos’, ‘o que dá pra fazer’. Está tudo em mutação, e no Brasil será a mesma coisa. Neste momento, nenhum político com imagem de político seria eleito”, acredita o senador, que é tido como o homem de confiança do presidente da República, Michel Temer, 75 anos. Com quase três décadas de vida pública, Temer é um bom exemplar de “político com imagem de político.”

Mas Jucá tem razão. Se dependesse do voto direto, Temer dificilmente seria eleito. De acordo com pesquisa do Ibope, em julho deste ano o então presidente interino contava com apenas 5% das intenções de voto – e apenas 13% da população aprovava sua interina gestão. Ele assumiu no lugar de Dilma Rousseff, quando a presidente foi afastada por força de um processo de impeachment acolhido pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu no Supremo Tribunal Federal por crimes de corrupção, de lavagem de dinheiro, de evasão de divisas e de falsidade ideológica.  Muito ligado a Cunha, Temer é acusado pela oposição de promover um golpe contra Dilma. “O Temer tentou ajudar (Dilma) o tempo todo”, garante Jucá. O próprio Jucá diz que tentou também. Economista nascido em Recife, Romero Jucá ocupou uma série de cargos burocráticos em órgãos públicos até ser indicado pelo então presidente José Sarney ao governo de Roraima. No meio do caminho, presidiu o Projeto Rondon e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Senador desde 1995, foi vice-líder do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB); líder do governo de Lula (PT) – no qual assumiu também a pasta da Previdência Social – e do governo de Dilma (PT).  Em maio deste ano, aceitou o convite para ser ministro do Planejamento do governo interino (PMDB). “Se você quer fazer política benfeita, não adianta, tem de fazer 24 horas por dia”, diz o senador, cuja expertise valeu a ele o apelido de “ligeirinho”.

ESTANCAR A SANGRIA

Afastado da pasta do Ministério da Previdência Social em quatro meses, Jucá saiu porque era suspeito de envolvimento em um caso de empréstimo bancário irregular e de corrupção. Com Temer, que acabava de assumir a interinidade do governo Dilma, a situação foi ainda mais delicada. Vazou na imprensa um áudio da delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, no qual Jucá teria imposto a saída de Dilma como condição para o fim das investigações de políticos pela Polícia Federal:  “Tem de mudar o governo para poder estancar essa sangria”, disse ele. Parecia claro que se referia à Operação Lava Jato, que investiga um megaesquema de corrupção na Petrobras.  Em delação premiada, o ex-diretor de abastecimento e refino da estatal Paulo Roberto Costa afirmou que Jucá estava ligado ao esquema. “Eu quis dizer que precisávamos estancar a sangria na política, na economia. A Folha (de S.Paulo) pega três frases soltas para criar uma situação”, disse Jucá à época. Nos dias seguintes, o jornal subiu em seu site o áudio completo, para que não pairassem dúvidas sobre a fidedignidade das informações divulgadas.  O senador continuou dando sua interpretação (até hoje), mas não houve jeito. Precisou deixar o governo interino, para não comprometê-lo. Ao todo, ficou 11 dias. Junto com Henrique Alves, do Turismo, e Fabiano Silveira, da Transparência,  foi um dos três “homens fortes” de Michel Temer a deixar o cargo por suspeita de corrupção em poucas semanas. “Até onde sei, o PMDB não recebeu recursos irregulares”, diz.

Romero Jucá gosta de afirmar que “a mentira tem pernas curtas”. “Os números (no governo Temer) serão transparentes e realistas”, diz.  Aí se entende que ele fala sério quando se refere à ampla reforma política que pretende empreender no PMDB.  Na conversa com o senador, o interlocutor é levado a uma questão psicofilosófica que remonta ao escritor italiano Luigi Pirandello (1867-1936), autor do clássico Assim É, Se Lhe Parece.  Definida por estudiosos como “farsa filosófica”, a obra  trata da confusão entre realidade e aparência, verdadeiro e falso. Na penúria em que o Brasil se encontra, vai ser difícil para Michel Temer conciliar “números realistas” com a avidez do empresariado pela  rápida recuperação do mercado.  Os analistas financeiros, de maneira geral, são bastante pessimistas.

CORPO A CORPO

Além do problema da matemática – é uma equação difícil de fechar –, Temer precisa de apoio político.  A chamada votação “fatiada” do impeachment de Dilma – que terminou com a cassação do mandato da presidente, mas possibilitou a ela manter seus direitos políticos –, causou rebuliço no Congresso. Muita gente que apoiava Temer atribuiu a “vitória” parcial de Dilma a uma manobra do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), em favor da antiga aliada. Calheiros teria feito até corpo a corpo com parlamentares da casa para angariar votos favoráveis à presidente. “Não podemos ser desumanos”, justificou. O resultado gerou um princípio de racha na base aliada do governo. Parlamentares do PSDB e do DEM questionaram a manutenção da aliança com o PMDB, acusando o partido de ter feito um acordão com o PT.

Romero Jucá votou contra a manutenção dos direitos políticos da presidente. Mas, “ligeirinho”, tratou de fazer política. “Não foi um voto partidário, foi pessoal. Cada um votou com a sua consciência”, disse ele, enquanto Michel Temer embarcava para a reunião da cúpula do G20, na China, acompanhado de Renan Calheiros. Aventou-se a possibilidade de armação do PMDB para abrir um precedente legal e favorecer o deputado Eduardo Cunha, que, supostamente, detém um dossiê de informações privilegiadas capaz de derrubar o congresso. Não interessava nem mesmo aos peixes mais graúdos da Câmara e do Senado – muito menos a eles – que Cunha fosse cassado e acabasse julgado como cidadão comum. Agora que deverá ser, todos têm interesse em  amansar o fantasma ameaçador que ele representa. Por enquanto, Cunha está focado no secretário do programa de parceria de investimentos do governo, Moreira Franco.

Em meio à polarização que tomou conta do eleitorado no Brasil, Cunha era das poucas unanimidades entre os dois lados.  Em determinado momento, ele se tornou o símbolo maior do político corrupto. Romero Jucá prefere não se manifestar. Usa uma expressão recorrente em seu discurso. “Não prejulgo ninguém.” (Só Ciro Gomes, que, segundo ele, está mais para bravateiro, na indumentária do (Donald) Trump, do (Jair) Bolsonaro. “Eles usam o mesmo tipo de instrumento, só a linguagem muda. O Ciro gosta de espicaçar, eu não condeno. Ele deixou de ser presidente da República porque falou demais”.) Ciro pode até “falar demais” e apontar “bandidos”, mas Jucá reconhece que a imagem da classe política anda bastante desgastada. “Quando você tem uma coisa muito ruim, isso vira notícia. Não é a mídia que faz isso, os caras fazem. Só vira notícia o picareta”, acredita o senador, descontando evidentemente toda a exposição que ele próprio enfrentou ao deixar o Ministério do Planejamento de Temer. “Foi muita pancada.  Mas eu não fujo do debate. Não tiro crítica da minha página. Hoje, eu tenho 290 mil seguidores e a minha taxa de resposta está em 25%. Minha equipe cuida disso. Quando tem um assunto mais importante, eles falam comigo.” No entender de Jucá, o povo está mais educado e, mesmo em um estado como Roraima, onde cerca de 10% dos quase 500 mil habitantes são analfabetos (segundo o senso de 2010 do IBGE), o acesso às mídias sociais mudou tudo. “Uma pessoa não é mais apenas um eleitor. Ela tem WhatsApp, Facebook, Twitter, influencia e é influenciada.  O eixo da comunicação e da leitura mudou. Passou a ser instantâneo.”  Para mostrar que está por dentro das redes sociais, Jucá diz que 70% das críticas que recebeu por apoiar o impeachment de Dilma “vieram da Índia”: “São empresas contratadas para fazer o ataque”.

ARSENAL MIDIÁTICO

Dono do maior grupo de comunicação de Roraima – com dois canais de TV, duas estações de rádio e um jornal –, ele afirma que todo esse arsenal midiático não é mais suficiente para manipular a opinião pública.  “A mídia tradicional não será mais tão influenciadora quanto foi até agora”, diz ele, cuja segunda mulher, Teresa, irmã do apresentador Emílio Surita, foi prefeita de Boa Vista quatro vezes, por diferentes partidos, e se prepara para a quinta candidatura.  Ela é ré ao lado do senador em uma ação de execução fiscal por um empréstimo irregular de R$ 10 milhões tomados ao Banco da Amazônia (Basa), no  escândalo conhecido como Frango Norte. Na ocasião, o senador teria dado como garantia sete fazendas que não existiam. Ele diz que o processo “já subiu ao STF e foi arquivado”. “Fui sócio de uma empresa que foi vendida e o novo dono fez um empréstimo no Basa e deu essas fazendas em garantia.”

Às vezes, não é fácil entender o senador Romero Jucá. Ao se referir ao poderoso grupo de comunicação da família, por exemplo, ele afirma que não é “dono de nada”. “Eu não toco nada. O Rodrigo cuida disso.” Rodrigo Jucá, também conhecido como Juquinha, é um de seus três filhos de  “sangue”. O senador cria outros cinco, de mulheres com quem se casou. Rodrigo foi deputado estadual e hoje acumula as funções de gestor da prefeitura de Boa Vista e secretário da Saúde.  “A cada eleição, eu tenho mais votos, eu sou o político mais votado do estado”, comemora Jucá, que atribui muito desse sucesso a outra ex-mulher, Rose, sua “retaguarda política”. “Ela cuida das empresas de comunicação junto com Rodrigo e também das mídias sociais.”

Por viver a política “24 horas por dia”, o senador Romero Jucá adquiriu alguns cacoetes de linguagem. Ao responder sobre corrupção no PMDB, ou a respeito de colegas parlamentares que receberam propina, ele começa a frase com expressões como: “até onde eu sei”; “aí eu não conheço” e (com cara de espanto) “que acusações?” Então, por exemplo, quando se fala nas muitas delações envolvendo Aécio Neves – em quem Jucá diz ter votado na eleições de 2014 – o senador esboça um olhar de estranhamento e diz: “Que acusações?”. A título de elucidação, PODER cita a chamada “lista de Furnas”, o doleiro Alberto Youssef, o ex-senador Delcídio do Amaral e explica a associação de cada um com Aécio. “Não posso prejulgar ninguém…” Sérgio Machado, ao telefone, afirmou que “todo mundo sabe o esquema do Aécio”; por sua vez, Jucá disse que “todo mundo (Aloysio Nunes, Aécio Neves e Serra) estava na bandeja para ser comido”. “O Sérgio Machado esteve na minha casa em um sábado de manhã, tomou café comigo e estava gravando tudo. Ele levantou aquelas conversas.  Aquilo foi  sacanagem.” Sem dúvida.  Como o próprio Jucá diz, foi o que deu para fazer.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter