Publicidade
Os chás nunca estiveram tão em alta na gastronomia – e bem longe da xícara || Fotos: Giovanna Balzano

Por Thayana Nunes para a revista J.P. de julho || Fotos Giovanna Balzano

Depois das casas especializadas para aproveitar a bebida no maior estilo britânico, o chá agora aparece em receitas de carnes, peixes, sobremesas e drinques. E nem precisa falar que os benefícios dessa especiaria que surgiu no Oriente são muitos, né? Alguns tipos podem ser antioxidantes e diuréticos, outros acalmam ou emagrecem… Aqui, três receitas deliciosas para aprender e incluir o ingrediente na rotina de uma maneira bem diferente.

Rosbife em crosta de lapsang souchong, do Maní || Foto: Giovanna Balzano

Rosbife em crosta de lapsang souchong, Maní

Ingredientes do Rosbife (6 pessoas)
2 g de carvão vegetal, em pó
25 g de chá lapsang souchong, em pó
650 g de filé-mignon, limpo
Sal
Azeite de oliva

Modo de preparo do Rosbife: Misture bem o carvão e o chá. Enquanto isso, corte o filé-mignon em três peças compridas e seque-as bem. Tempere com sal e envolva as peças na mistura de carvão e chá. Enrole em filme plástico, pressionando bem para que fique com formato cilíndrico e uniforme. Coloque os rolinhos em uma bolsa plástica e sele na máquina a vácuo. Cozinhe por 40 minutos a 63 graus no termocirculador. Depois de cozido, marque toda a superfície em uma chapa com um pouco de azeite de oliva.

Ingredientes da salada morna de batata
1,160 kg de batata
1/2 cebola grande, finamente picada
Azeite de oliva
250 g de cenoura em brunoise
15 g de ciboulette finamente picada
20 g de pepino em conserva finamente picado
15 g de alcaparra em conserva finamente picada
50 g de maionese de açafrão
25 g de mostarda amarela
1 limão taiti espremido
Sal

Modo de preparo da salada: Cozinhe as batatas com casca em água salgada até ficarem macias. Descasque e passe-as ainda quentes por um passador de purê ou por uma peneira para ficarem com textura homogênea. Em uma panela média, refogue a cebola em azeite. Fora do fogo, junte o purê de batata, a cenoura, a ciboulette, o pepino, a alcaparra, a maionese, a mostarda e o limão e acerte o sal.

Ingredientes do molho de gemas
10 gemas peneiradas
3 g de sal
20 g de água

Modo de preparo do molho: Em um bowl, misture as gemas, o sal e a água usando um fouet. Coloque em uma bolsa plástica própria para cozinhar em baixa temperatura e leve ao termocirculador por 20 minutos a 63 graus. Transfira para uma bisnaga plástica e reserve.

Ingredientes do azeite de cerefólio
15 g de cerefólio, apenas as folhas finamente picadas
90 g de azeite de oliva

Modo de preparo do azeite: Misture o cerefólio e o azeite e reserve.

Montagem
3 ovos cozidos e ralados
Flor de sal
Azeite de cerefólio
Brotos de cerefólio
Alcaparras

Em um prato plano, coloque 1 colher (sopa) de salada de batata. Sobre ela, acrescente 1/2 ovo ralado. Corte o rosbife em fatias de aproximadamente 1 cm e distribua no prato. Adicione ao lado o molho de gemas e alcaparras, secas previamente com um papel. Finalize com a flor de sal, o azeite de cerefólio e os brotos.

Pescada amarela com mix de arroz basmati e selvagem em Infusão de capim-limão e abóbora, da Ghee Banqueteria || Foto: Giovanna Balzano

Pescada amarela com mix de arroz basmati e selvagem em Infusão de capim-limão e abóbora, Ghee Banqueteria

Ingredientes
800 g de filé de pescada amarela cortado em 4 pedaços
200 g de arroz basmati
200 g de arroz selvagem
1 xícara de capim-limão
200 g de abóbora cabochan sem casca cortada em cubos
100 ml de leite de coco
Suco de 1 limão
50 g de manteiga ghee

Modo de Preparo: Cozinhe o arroz basmati com metade do capim-limão na água, depois de cozido descarte o capim-limão. Para o preparo do arroz selvagem, cozinhe com a outra metade do capim-limão e faça o mesmo, descartando o capim-limão. Em seguida misture os dois arrozes. Em uma frigideira doure os cubos de abóbora e coloque no mix de arroz e leite de coco e reserve. Em uma frigideira, coloque a manteiga ghee e grelhe o peixe dos dois lados e tempere com sal e pimenta, acrescente o suco de limão e deixe ferver.

Chiffon Cake de Matchá, da chef pâtissière Vivianne Wakuda || Foto: Giovanna Balzano

Chifron cake de matchá, chef pâtissière Vivianne Wakuda

Ingredientes
7 ovos
154 g de farinha de trigo
10 g de matchá em pó
5 g de fermento químico em pó
85 g de água
111 g de óleo
200 g de açúcar refinado

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 200 graus e peneire os ingredientes secos. Em seguida, prepare dois bowls: um para a batedeira e outro para os ingredientes. No bowl da batedeira, coloque as claras, no outro as gemas. No bowl com as gemas, misture o matchá em pó, a farinha de trigo, o fermento e o óleo. Bata as claras. Espere criar bastante espuma e acrescente o açúcar. Quando ficar consistente, incorporar a mistura ao outro bowl. Misture delicadamente de baixo para cima. Coloque em uma forma de chiffon cake de 24 cm de diâmetro com furo no meio. A forma não pode ser untada. Asse em forno por 30 minutos a 180 graus. Não abra o forno durante o processo. Antes de desenformar, vire de ponta-cabeça – é importante não deixar esfriar muito até retirar da forma. Dica: para desenformar, passe a espátula de cima para baixo e depois deslize por baixo, no sentido horizontal, ao mesmo tempo em que rodar o bolo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter