Publicidade
Juice WRLD: o novo disco do rapper tem um toque de bossa nova || Créditos: Reprodução
Juice WRLD: o novo disco do rapper tem um toque de bossa nova || Créditos: Reprodução

Ainda vista por muita gente nos Estados Unidos como “música de elevador”, a bossa nova, quem diria, está entre os gêneros musicais estrangeiros que mais influenciam a música americana na atualidade. Pelo menos de acordo com Elias Leight, crítico da revista “Rolling Stone”.

Segundo Leight, o maior indicativo de que o ritmo surgido no Brasil nos anos 1960, e que até teve seu momento de dominância global, está de volta é o fato de que grandes nomes do rap e do R&B dos EUA adicionaram batidas de bossa nova em suas músicas mais recentes, com destaque para o rapper Juice WRLD.

Em março, ele lançou um dos álbuns de hip hop mais quentes do ano, o “Death Race for Love”, e incluiu na faixa “Make Believe” toques de guitarra inspirados em “Saudade Vem Correndo”, hit apresentado ao mundo em 1963 por Stan Getz. Resultado: tanto o original quanto o single de Juice bombaram nas paradas de streaming.

Outros artistas consagrados, como Cuco, Kota the Friend e Hope Tala, aderiram à moda a partir daí, e o resultado disso tem sido um verdadeiro revival da bossa nova que deixaria Tom Jobim e João Gilberto, apenas para citar dois dos brasucas que mais bombaram internacionalmente nos anos 60, muito orgulhosos.

Para Leight, plataformas como o Spotify e o Tidal estão fazendo com que muitos americanos descubram as batidas de outros cantos do mundo como nunca antes, e a bossa nova parece ser a bola da vez entre eles. “E ainda há muita música boa do Brasil pra ser apresentada a estrangeiros”, disse ao jornalista o DJ Spinna, entusiasta dos nossos sucessos e queridinho de poderosos como Jay Z e Steve Wonder. (Por Anderson Antunes)

*

Dá um play aí embaixo pra ouvir “Make Believe”, de Juice WRLD e inspirado no hit “Saudade Vem Correndo” de Stan Getz:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter