Publicidade
Dicas para o Dia do Leitor / Crédito: Divulgação

O ano de 2020 foi atípico e as pessoas passaram boa parte de seu tempo dentro de casa. Para muita gente, essa foi a oportunidade de mergulhar na leitura. Aliás, ler sempre foi um ótimo remédio para se distanciar um pouco dos acontecimentos, nem sempre agradáveis. E também propicia viagens por outros mundos, personagens, ideias, além de um crescimento intelectual gigantesco. Ler é um santo remédio. Nesta quinta é comemorado o Dia do Leitor e, para estimular essa prática importantíssima, selecionamos 12 ótimos livros para colocar já na sua cabeceira.

‘Pensamentos Feministas Hoje: Perspectivas Decoloniais’ – Heloísa Buarque de Hollanda

O livro de Heloísa Buarque de Hollanda reúne 22 autoras para falar sobre perspectiva decolonial, uma das mais atuais e contestadoras linhas do pensamento feminista, reivindicando a desconstrução de leituras sobre a mulher e o discurso de feministas vindos de países historicamente dominantes.

A obra traz nomes, como a argentina María Lugones, a nigeriana Oyèrónké Oyěwùmí – que questiona os conceitos ocidentais de gênero a partir da experiência iorubá -, a dominicana Yuderkys Espinosa Miñoso – que investiga a experiência histórica feminina na América Latina -, a boliviana Julieta Paredes – que conjuga ideias e ativismo em defesa do feminismo comunitário -, e a brasileira Luiza Bairros – que enfatiza a expressão do feminismo negro.

‘Narciso em Férias’ – Caetano Veloso

Talvez você já tenha assistido ao documentário ‘Narciso em Férias’, de Caetano Veloso, mas o livro é uma obra completa em que o cantor detalha o impacto dos 54 dias preso pela ditadura em sua vida. O relato começa na madrugada do dia 27 de dezembro de 1968, duas semanas depois de o governo decretar o AI-5, quando ele e Gilberto Gil foram retirados de suas casas, no centro de São Paulo, e levados para o Rio de Janeiro, sem nenhuma justificativa.

‘Um Lugar Bem Longe Daqui’ – Delia Owens

Considerado um dos Best-sellers de 2020, ‘Um Lugar Bem Longe Daqui’ vendeu 2 milhões de cópias e é, segundo os críticos, uma ode à natureza, além de um romance emocionante. Na história, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombram a cidade de Barkley Cove. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano após ser abandonada pela mãe. Quando decide iniciar uma nova vida, um mistério acontece e o livro se torna uma grande investigação.

‘ Colo, Por favor’ – Fabrício Carpinejar

Com sentimentos e temas atuais, esse livro fala sobre solidão e gentileza, medo e esperança, sentido de vida e falta de sentido também. Nele, o poeta e jornalista Fabrício Carpinejar escreve sobre o que mais gosta: relacionamentos, seja entre casais, seja entre pais e filhos, amigos ou consigo mesmo. ‘Colo, Por Favor’ é uma leitura leve, na medida para esse momento.

‘O Escândalo Do Século’ – Gabriel Garcia Marquez

Um dos escritores mais importantes e influentes da literatura universal, neste livro o colombiano conta justamente um pouco de sua história profissional entre o jornalismo e a literatura. ‘O Escândalo do Século’, com seleção de textos de Cristóbal Pera e prólogo de Jon Lee Anderson, traz 50 textos de García Márquez, publicados em jornais e revistas entre 1950 e 1984: uma viagem pelos trabalhos do autor.

‘Garota, mulher, outras’ – Bernardine Evaristo

Vencedor do Booker Prize, ‘Garota, mulher, outras’ é um romance atual sobre identidade, raça e sexualidade, sendo considerado um marco da ficção britânica, aclamado por leitores como Barack Obama. A história se passa em uma Londres dividida e hostil, logo após a votação do Brexit: um lugar onde as pessoas lutam para sobreviver, muitas vezes sem esperança, sem que suas necessidades sejam atendidas ou ouvidas. Nesse cenário, a obra levanta reflexão sobre o machismo, o racismo e a estrutura da sociedade.

‘A Casa da Rua Mango’ – Sandra Cisneiros

Leve e intenso, ‘A Casa da Rua Mango’ conta a história de Esperanza, uma mulher que nasceu nos Estados Unidos, mas tem um nome mexicano, origens mexicanas, aparência mexicana. Ao notar todo o contraste cultural existente, ela observa a vida dos vizinhos e das amigas para aprender a construir sua própria identidade. Leitura necessária!

‘A Vida Mentirosa dos Adultos’ – Elena Ferrante

Após o sucesso da ‘Tetralogia Napolitana’, Elena Ferrante fala sobre conflitos da adolescência em ‘A Vida Mentirosa dos Adultos’. Na trama, a autora narra as mudanças físicas – e psicológicas – da protagonista Giovanna. Aos 12 anos, a menina escuta o pai dizendo que ela está parecidíssima com uma tia odiada por todos. Embora não compreenda a fundo o peso daquela comparação, sente que está à beira de um abismo.

‘Prólogo, Ato, Prólogo, Ato, Epílogo: Memórias’ – Fernanda Montenegro

Mais uma obra nacional para a lista. “Prólogo, Ato, Epílogo: Memórias” marca os 90 anos de Fernanda Montenegro, que narra suas memórias em um texto muito sensível. Começando com seus antepassados, a atriz fala também sobre a dificuldade de criar os filhos sobrevivendo como artista e o inesperado sucesso internacional nos anos 1990.

‘Uma Terra Prometida’ – Barack Obama

O livro é uma viagem às memórias e história do ex-presidente do Estados Unidos, Barack Obama. Nesse primeiro volume, ele fala de suas primeiras aspirações políticas, da vitória crucial nas primárias de Iowa, na qual demonstrou a força do ativismo popular, e da noite decisiva de 4 de novembro de 2008, quando foi eleito 44º presidente do país, o primeiro afro-americano a ocupar o cargo mais alto do planeta. O livro bateu recorde de vendas logo nas primeiras semanas.

‘Oráculo da Noite’ – Sidarta Ribeiro

O que é o sonho e o que ele significa? Neste livro, o neurocientista Sidarta Ribeiro responde a essas e muitas outras questões sobre um dos grandes enigmas da humanidade ao recuperar narrativas literárias e históricas do mundo todo. Um mergulho no inconsciente!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter