Para combater as tão conhecidas propagandas enganosas, o Reino Unido não vai deixar barato para quem abusar dos filtros em anúncios de beleza nas redes, principalmente os influencers digitais. Quem bateu o martelo foi a Advertising Standards Authority (ASA), órgão que regula a publicidade no Reino Unido, que alegou que o uso de filtros pelos influencers pode enganar sobre a real qualidade e exagerar no efeito proposto pelo produto. A decisão foi tomada depois da ASA analisar vídeos que foram alterados totalmente com o uso desse recurso.
A campanha pede para que as marcas e os influenciadores não distorçam a qualidade e o efeito de um produto com o uso de filtros para não enganar quem pretende comprar o cosmético. Quem ajudou na criação da nova regra foi a campanha #filterdrop, iniciada pela influencer, modelo e maquiadora Sasha Pillari, de 29 anos, que tem 22 mil seguidores no Instagram e conseguiu êxito em sua ação no país. Em entrevista para a ‘BBB’, ela alertou: “Eu sinto que o efeito prejudicial que isso está tendo sobre os usuários de mídia social foi finalmente levado a sério e este é um grande passo na direção certa sobre como os filtros são usados e a forma como os cosméticos são anunciados online.”
Para fazer a decisão funcionar para valer, um porta-voz da ASA informou que também conta com a ajuda das redes sociais: “Também estamos trabalhando em estreita colaboração com as plataformas de mídia social que podem e irão cumprir nossas decisões quando um anunciante não quiser ou não puder trabalhar conosco.”