Refrigerante de cola com stevia é “menos pior” para a saúde?

A folha de stevia e a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia || Créditos: iStock e Divulgação

A maior fabricante de refrigerante de cola do mundo acabou de colocar no mercado brasileiro uma versão adoçada com stevia – já presente em 25 países. Nos Estados Unidos, sua principal concorrente também fabrica um produto similar, desde 2014.  Glamurama foi conversar com a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia para saber até que ponto a bebida é mais saudável que as outras versões. (Por Michelle Licory)

Glamurama: Em que o refrigerante de cola com stevia é melhor que o “normal” e o “zero”?
Andrea Santa Rosa Garcia: “Não diria melhor, mas talvez menos pior. A Coca com stevia tem 18g de açúcar ao invés dos 37 g da normal. A zero tem uma quantidade alta do adoçante ciclamato de sódio, que foi proibido pelo FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador de alimentos e remédios nos EUA) pelo risco de contribuir para o desenvolvimento de certos tipos de câncer. Mas é aprovado no Brasil e em vários outros países. Todos os tipos do refrigerante têm aditivos e conservantes e o com stevia tem mais sódio.

Glamurama: Tem algum perigo no stevia?
Andrea Santa Rosa Garcia:
“Até onde se sabe não há risco em sua utilização desde que não seja misturado com adoçantes sintéticos – ‘contaminando’ o adoçante natural – e não aconteça abusos em seu uso. Quando consumimos certos tipos de sabores doces, o corpo aguarda chegar algo doce, e, ao ser enganado, elimina aquela glicose e busca uma nova glicose de outras fontes como glicogênio muscular e hepático. Isso pode provocar o aumento de cortisol, hormônio do estresse, em resposta à hipoglicemia, provocando alterações nas glândulas supra-renais. Quanto às vantagens, é um adoçante natural produzido por uma planta e o seu poder de adoçar pode ser  200 vezes maior do que o do açúcar”.

Glamurama: Em relação à celulite, dá no mesmo beber a versão com stevia e as outras?
Andrea Santa Rosa Garcia:
“Qualquer refrigerante associado a uma alimentação rica em açúcar e sódio poderá aumentar a celulite. Os alimentos ricos em açúcar, sódio e conservantes irão provocar uma maior retenção de líquido no tecido intersticial, aumentando a lipodistrofia ginoide, conhecida como celulite”.

Glamurama: Quais são as opções mais saudáveis para adoçar?
Andrea Santa Rosa Garcia:
“Temos em nossa língua as papilas gustativas, com as quais conseguimos diferenciar vários sabores, do doce ao amargo. Quando temos exposição a alimentos mais doces, sempre teremos a predileção por doces, então o melhor é nos acostumarmos com o sabor natural dos alimentos. Quando houver a necessidade de adoçar, a stevia, o açúcar mascavo, a demerara e o açúcar de coco serão as melhores opções, lembrando que essas recomendações devem ser avaliadas por um nutricionista”.

Glamurama: Consumir refrigerante combinado a certo tipo de alimento ou em um horário específico pode potencializar seu efeito negativo?
Andrea Santa Rosa Garcia:
“Em qualquer horário nunca será uma boa opção, mas associado a um carboidrato simples rico em sódio como pizza, massas e batata frita poderá, sim, potencializar os efeitos negativos como celulite, inchaço, estufamento, gases, ganho de peso, dores de cabeça. À noite, pior ainda: nesse horário o corpo reduz o gasto de energia para entrar em descanso então poderá haver um acúmulo maior desses efeitos negativos, além de interferir no sono devido à cafeína presente na fórmula da Coca”.

 

Sair da versão mobile