A coluna Avental está de volta! Portanto, glamurette, pode anotar: toda sexta-feira, por aqui, as tendências e receitinhas mais bacanas do mundo gastronômico.
* Para a reestreia, uma assunto, digamos assim, quase polêmico. Afinal, já pensou em juntar comida japonesa com café? À primeira vista a combinação parece estranha, mas pelas mãos de Tsuyoshi Murakami, do restaurante Kinoshita, em São Paulo, a mistura resultou num banquete inesquecível. A harmonização promovida pela Nespresso e o restaurante aconteceu nessa semana e Glamurama, claro, estava lá. Quer saber como foi?
* O jantar começou com um drink: Martini preparado com vodka, kalua e o café Grand Cru Finezzo Lungo, com aroma floral e refrescante.
* A próxima etapa? Cinco tipos de sushi. Mura ensina que eles devem ser provados sempre do mais leve ao mais forte.
* O primeiro é de atum com pó de ouro. O segundo, de salmão com raspinhas de limão siciliano. O branquinho é de lula com ouriço do mar desidratado por cima. O próximo é de robalo com barbatana de tubarão. E, o último, ovas de bacalhau com gema de ovo de codorna.
* Depois é hora de tempurá, feito com farinha especial japonesa, pra garantir leveza e maciez. O teriyaki é o molho que acompanha o prato, com shoyo, saquê doce, sakê normal, açúcar, algas, flocos de peixe Bonito para dar sabor. Mas Mura inventou mais uma vez… e misturou ainda uma xícara do Grand Cru Fortissio Lungo, um café mais intenso, ao molho. O resultado… uma combinação surpreendente. daquelas que ninguém acredita – ou esquece – mesmo.
* As sobremesas também foram harmonizadas com os cafés. O Dorayaki, um doce de feijão, foi servido com o Grande Cru Dulsão do Brasil. O Yaki Manju de frutas vermelhas veio com um café colombiano, bem frutado. E a última, e mais gostosa, o Cohimoti: uma massa de arroz recheada com ganache de chocolate e café. O sabor parece que explode na boca. Um café indiano, com notas picantes de cravo e noz moscada completa a refeição.
Camila Garcia