Nessa quinta-feira, 13 de agosto, vivemos o dia da sobrecarga; ou seja, consumimos em menos de oito meses todos os recursos naturais existentes para um ano inteiro. O cálculo foi feito pela Global Footprint Network (GFN), organização internacional pela sustentabilidade, que monitora a Pegada Ecológica das cidades do mundo inteiro. Desde 2000, a data tem surgido cada vez mais cedo: de 1º de outubro em 2000 a 13 de agosto em 2015.
“Já faz tempo que essa conta não fecha. A partir de agora, estamos consumindo por conta. Isso explica a mudança do clima, os solos e os rios que já não produzem mais nada. O chamado da natureza é um pouco isso. A gente deve repensar da forma como estamos consumindo. Está em nossas mãos. Senão, a natureza vai dar o jeito dela”, explicou Rodrigo Medeiros, vice-presidente da CI Brasil, durante evento da nova campanha da ONG, “A Natureza Está Falando”, no Rio de Janeiro.
Mas nem tudo é desolador. Peter Seligmann, presidente-executivo da Conservação Internacional, ressaltou a importância do Brasil no processo de conservação do planeta. “Temos escritórios em 35 países e o papel do Brasil é fascinante. Muito do nosso capital intelectual vem do Brasil. Temos muitos jovens líderes por aqui. Toda a América Latina olha para o Brasil”.
Assista abaixo o primeiro vídeo da campanha “A Natureza Está Falando”, na voz na Maria Bethânia.