Salão
O 11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens acontece até o próximo domingo, 21, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, na região do Cais do Porto do Rio de Janeiro. O evento que conta com uma série de atividades tem como público-alvo não só crianças e adolescentes, mas também pais e professores. No total estarão presentes 70 editoras.
Forno
O romance “Pessach: a Travessia”, de Carlos Heitor Cony, acaba de ser publicado em francês:“La Traversée”- pela Éditions Folies D’Encre. Este livro, lançado originalmente em 1967, durante a época de chumbo da ditadura militar brasileira, tornou-se um marco na obra do escritor, pois trata dos principais dilemas e estratégias políticas da esquerda no Brasil dos anos 1960 e 1970.
Leia o livro, não veja o filme, ou vice-versa
“O Edifício Yacubian”, de Alaa Al Aswany, recém-lançado no Brasil pela Cia. das Letras está há semanas nas lista dos mais vendidos da Vila. Não à toa. O autor consegue capturar o leitor na primeira página de sua história, que se desenrola durante a Guerra do Golfo e traz personagens que protagonizam dramas da sociedade egípcia contemporânea: da opressão sexual de mulheres e homossexuais à repressão financeira da ditadura; da corrupção política ao recrudescimento do fundamentalismo religioso.
Quanto ao filme (2006), que recebeu o mesmo título do livro, “Omaret Yacobean”, no original, e foi dirigido por Marwan Hamed, não se pode dizer a mesma, apesar de a produção ter levado o prêmio de Melhor Diretor estreante nos Festivais de Tribeca (Nova York) e Monteal (Canadá).