Publicidade
tamanho janela
Lia Udler, autora do livro “O Melhor Lugar do Mundo”, atualmente na janela de sua casa em Trancoso|| Créditos: Divulgação

Foi há exatos 40 anos o turning point de Lia Udler, quando largou a vida de socialite em São Paulo, onde cursava o primeiro semestre da faculdade de Artes Plásticas da FAAP, já uma das mais caras da cidade, para se jogar em uma vida completamente diferente. Aos 19 anos, desembarcou de ônibus em Trancoso acompanhada de uma amiga e já com um pretendente que viria a ser seu marido para as sonhadas férias “pé no chão”. O que ela não esperava é que seria engolida pela simplicidade do lugar.

Se encantou com uma Trancoso muito diferente da de hoje, casou-se com Carlos Eduardo Regis Bittencourt, o Calé, e foi ficando… Teve dois filhos, dois netos e hoje é uma das matriarcas do pedaço. A primeira morada da paulistana em Trancoso? Um barraco na praia sem energia e sem água. Em um rio tomava banho, em outro lavava roupa, em outro buscava água para beber. Hoje, uma das figuras mais marcantes do pedaço e lutadora fervorosa pela qualidade de vida dos moradores de sua periferia, ela retomou os trabalhos da ONG SAT (Sociedade Amigos de Trancoso).

Lia divide as melhores de suas histórias afetivas vividas nessas quatro décadas no livro “O Melhor Lugar do Mundo”, um compilado de crônicas e ilustrações assinadas pela própria, que têm como protagonista o lado mais genuíno de Trancoso.

Lia na janela de sua casa em Trancoso em 1977 || Créditos: Divulgação
Lia na janela de sua casa em Trancoso em 1977 || Créditos: Divulgação

“O livro é uma coisa familiar. Um projeto antigo que dei vida ao longo do tempo que nada mais é do que um relato sobre a simplicidade de viver aqui naquele tempo. Falo que cheguei depois de Cabral em Trancoso. Não tinha nada aqui. E o livro tem muito das minhas sensações daquela época, da vida e experiências que tive com meus filhos”, contou Lia ao Glamurama.

Apesar de infantil, é difícil os adultos não se envolverem pela publicação, com edição de Gerçon Tung e que termina com poema escrito por João Farkas. O livro chega às livrarias de todo o país na segunda quinzena de fevereiro. O lançamento aconteceu na noite dessa quarta-feira na galeria O Beco, com produção de Simone Araújo e Lailah Assef e participação de Cris Nogueira. Tudo foi armado como uma surpresa da cidade para a autora, nativa de coração.

Atualmente, Lia administra o site Casas da Lia, com casas de aluguel de temporada no hotspot baiano.

Confira abaixo cliques da noite de lançamento do livro e ilustrações da publicação.

[galeria]4434078[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter