
Todo mundo quer ser influenciador digital, mas esse é um poder que vai além de ter milhões de seguidores. Quer um exemplo? Na última semana, Elon Musk, presidente da Tesla, fez o valor do bitcoin crescer vertiginosamente depois de uma pequena mudança em seu perfil no Twitter. Já Kylie Jenner fez o Snapchat quase decretar falência com um tweet e por aí vai. Abaixo, Glamurama lista uma turma de poderosos que tem autoridade de valorizar ou desvalorizar empresas e marcas com um simples aparecimento na web.
Elon Musk X Bitcoin: Em 29 de janeiro de 2021, o dono da Tesla colocou ‘#bitcoin’ em seu perfil no Twitter. Não precisou de mais nada para a criptomoeda subir mais de 17%, cotada a US$ 37,4 (R$ 202 mil em valores atualizados). Seguido por 43,8 milhões de pessoas no Twitter, o bilionário comentou o fato: “Em retrospecto, era inevitável”. E era mesmo.
Kylie Jenner X Snapchat: Em fevereiro de 2018, o Snapchat já vivia uma crise com a fuga de usuários para o Instagram, que lançou o Story, ferramenta que copiava o app pioneiro de vídeos curtos, e também por ter mudado o layout. Na época, Kylie Jenner comentou no Twitter que a situação do aplicativo era “muito triste”, dando a entender que ninguém mais o usava, o que acabou afetando as ações da empresa cofundada por Evan Spiegel negociada na bolsa de Nova York, que terminou o dia seguinte ao tweet com desvalorização de mais de 6%.
Para se ter uma ideia do que isso significa em números, a queda representou uma perda de mais de US$ 1,3 bilhão (R$7,4 bilhões em valores atuais) em valor de mercado para a Snap Inc., a dona do Snapchat, e fez evaporar perto de US$ 500 milhões (R$ 2,7 bilhões em valores atuais) das fortunas de Spiegel e de seu sócio no negócio, Bobby Murphy.
Oprah Winfrey X Vigilantes do Peso – A apresentadora pagou US$ 43 milhões (R$ 230 milhões em valores atualizados) por uma participação de 10% da Weight Watchers, conhecida no Brasil como Vigilantes do Peso, a maior empresa de dietas do mundo, em 2015. De cara, a revelação do negócio fez com que as ações do Vigilantes do Peso disparassem na bolsa de valores de Nova York e operarem em alta de 85%. Um ano depois, ela lançou uma série no Youtube falando sobre o método da empresa e o valor das ações cresceu mais de 12% na Bolsa de Valores de Nova York no pregão daquele dia. Já em 2018, a empresa contratou o DJ Khaled como seu embaixador de mídia social. Como resultado, as ações subiram 7%.
Gangnam Style X D I Corp – No ano de 2012, o mundo dançava alucinadamente “Gangnam Style”, música de Psy, que se tornou o primeiro hit coreano no topo de todas as paradas musicais e o primeiro vídeo do Youtube a alcançar um bilhão de views. Além da popularidade da canção na web, a D I Corp, empresa de semicondutores sul-coreanade presidida por Park Won-ho, pai do cantor, dobrou seu valor de mercado na principal bolsa de Seul naquela época.
Michelle Obama X Moda Europeia: O poder da ex-primeira dos Estados Unidos é tanto que ela não influencia apenas uma marca, mas um mercado. Para ter ideia, ela impactou os negócios da moda durante o primeiro ano de Barack Obama na presidência (2009). De acordo com o ‘Economic Times’, as ações das marcas europeias que ela usou neste período subiram 16% depois que ela foi vista com looks desses designs. O motivo? Logo depois dos seus aparecimentos, a internet ainda é inundada de posts querendo saber qual a marca de sua roupa ou acessório, o que reverbera no “sold out” em minutos. E a influência não parou depois dela deixar a Casa Branca. Em agosto de 2020, na primeira noite da Convenção Nacional Democrata, ela apareceu usando um colar banhando a ouro 14 quilates com letras formando a palavra ‘VOTE’, que instantaneamente virou objeto de desejo dos americanos. Menos de 20 minutos depois de Michelle surgir com a joia engajada, que custa US$ 430 (cerca de 2.300 reais) a mesma esgotou na internet. A peça escolhida pela ex-primeira dama é da marca ByChari. Em entrevista ao site americano “The Daily Beast”, logo após o ocorrido, a estilista e designer Chari Cuthbert disse que não sabia que Michelle usaria o colar que ela desenhou, até que sua mãe lhe enviou um vídeo do discurso. “O cara de finanças acabou de me mandar uma mensagem com um monte de pontos de exclamação, então presumo que seja uma coisa boa”, disse a designer.