Quem são as poderosas mulheres dos reis e príncipes do Oriente Médio? Glamurama mostra

Princesa Deena, da Arábia Saudita, princesa Dana Al Khalifa, do Barhain, e Moza Bint Nasser, do Qatar // Reprodução Instagram

Belas, misteriosas… e riquíssimas. Pouca gente sabe quem são as mulheres de reis e sheiks de países árabes. Ao falar sobre elas, logo nos vem à cabeça odaliscas cobertas por mil véus e joias. Uma coisa das mil e uma noites. Só que os tempos mudaram, mesmo nos países muçulmanos mais linha dura. As princesas modernas seguem as tradições sem serem submissas. São ativas, se envolvem em questões sociais, tem suas profissões… Algumas ainda usam véu, sim, normalmente em ocasiões mais formais. No dia a dia, exibem a beleza exótica do Oriente Médio, cabelos bem cuidados, pele impecável e roupas das últimas coleções das marcas mais caras do planeta. Ah, e joias, claro, uma paixão passada de geração para geração. Inshalá!

RAINHA RANIA

Rainha da Jordânia, mulher do rei Abdullah II e mãe do herdeiro do trono, o príncipe Hussein, é uma das mais conhecidas entre as mulheres do mundo árabe. Sempre na lista das mais elegantes, Rania foi a precursora dos novos tempos. Parceira do marido, envolvida em diferentes causas e independente, ela é ativa nas redes sociais e luta pelo empoderamento das mulheres do Oriente Médio.

PRINCESA AMEERAH

Esta princesa Saudita chama a atenção por sua beleza, mas vai muito além. Apoia as reformas de seu país e é contra leis muito restritivas e estereótipos. Ameerah estudou nos Estados Unidos, dirige seu próprio carro (proibido até bem pouco tempo em seu país), se divorciou de seu marido, um dos homens mais ricos do mundo que se tornou seu melhor amigo, e conseguiu a guarda dos filhos. Atualmente lidera a fundação beneficente Alwaleed Philanthropies que luta pelos direitos das mulheres.

PRINCESA DEENA ALI AL-JUHANI ABDULAZIZ

Ela é sem dúvida a princesa mais estilosa do mundo muçulmano. Nascida na Califórnia e casada com o sultão Fahad bin Nasser bin Abdulaziz, é empresária, ex-editora-chefe da Vogue Arábia e tem lojas na Arábia Saudita e no Qatar.

MOZA BINT NASSER AL MISSNED

Ela é a segunda esposa do ex-emir do Qatar e mãe de sete filhos, entre eles, o novo governante do país. Moza é a chefe da Fundação Qatar para a educação, a ciência e desenvolvimento social. Também é embaixadora da UNESCO. Defende a imprensa livre e sonha em transformar o Qatar em concorrente do Vale do Silício.

PRINCESA HAYA

É irmã do rei da Jordânia, cunhada da rainha Rania e esposa do sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, atual governante de Dubai. Formada em Economia, Política e Filosofia pela universidade de Oxford, é embaixadora da ONU, adora a equitação e é a única mulher a ter licença para dirigir caminhões na Jordânia.

PRINCESA LALLA SALMA

Ex-mulher do rei do Marrocos, Mohammed VI, a ruiva foi a primeira na história das esposas de reis marroquinos a deixar de cobrir o rosto, é engenheira de sistemas de informação, fala vários idiomas e é superculta. Ativa em diferentes causas sociais, se separou do marido este ano e ainda não sabe que rumo dará à vida a partir de agora. Para uma mulher poderosa como ela, oportunidade não faltará.

SHEIKHA MAITHA BIN RASHID AL MAKTOUM

Filha do todo-poderoso de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Maitha é uma atleta e, por conta disso, tem uma verdadeira legião de fãs e de admiradores. Capitã da seleção dos Emirados Árabes Unidos de karatê, lutadora de taekwondo e exímia jogadora de polo. E não é para menos afinal de contas sua família é uma das maiores criadoras de cavalos do mundo.

PRINCESA DANA AL KHALIFA

Formada em Direito em Londres, a princesa do Bahrain se apaixonou pela moda em sua temporada europeia de estudos. Se tornou uma verdadeira estrela do Instagram, com milhares de seguidores, e usa suas redes sociais para inspirar mulheres de todo o mundo a não terem vergonha de serem elas mesmas. Na última semana de moda de Milão ela chegou até a desfilar pela Dolce&Gabbana.

Sair da versão mobile