Autorretrato de Basquiat é obra mais cara da ArtRio. Quanto?

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
a
Obra de Jean-Michel Basquiat é do começo dos anos 80 || Crédito: Glamurama

A ArtRio, que abriu para convidados nessa quarta-feira, trouxe uma obra das mais importantes ao Píer Mauá, no Centro do Rio. É um autorretrato do americano Jean-Michel Basquiat, no qual ele se coloca como um anjo decaído com uma coroa, símbolo característico do artista, feito entre os anos de 1982 e 1983.

“Acho importante dar oportunidade ao público brasileiro de ver essa obra. Por mais que você já tenha visto pelo computador, ver pessoalmente sempre tem outro impacto. Toda obra é feita para ser vista ao vivo”, disse Rafael Peixoto, diretor da galeria Colecionador, que trouxe a tela para a ArtRio.

A obra, sem título definido, é de um colecionador particular dos Estados Unidos, e está à venda por R$ 23 milhões.

*

Jean-Michel Basquiat  tinha ascendência porto-riquenha e haitiana e começou fazendo grafite em prédios abandonados em Manhattan. Ele foi encontrado morto aos 27 anos em sua casa, com uma agulha na veia e heroína no sangue, em 1988, deixando um legado de cerca de 3 mil obras.

*

Uma das mais importantes feiras de arte do mundo, a ArtRio chega a sua 6ª edição com 73 galerias como a David Zwirner, de Nova York, e a Gary Nader Fine Art, de Miami, além das nacionais Fortes Vilaça, de São Paulo e Gentil Carioca, do Rio. Por conta da crise, a ArtRio conta com poucas galerias estrangeiras desta vez, apenas 16 são de outros países. Entras as estreantes, 19 entram na programação, sendo 11 brasileiras e o restante da Argentina, Alemanha e Estados Unidos. Na galeria abaixo, cliques da abertura da ArtRio nessa quarta-feira. (Por Denise Meira do Amaral)

Você também pode gostar