Publicidade
Parque do Ibirapuera, em São Paulo || Créditos: Paulo Pinto
Parque do Ibirapuera, em São Paulo || Créditos: Paulo Pinto

Com o crescimento desenfreado dos espaços urbanos, a poluição se tornou uma realidade que preocupa o mundo inteiro quando o assunto é a preservação do meio ambiente, saúde e bem estar da população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poluição mata aproximadamente sete milhões de pessoas todos os anos no mundo e de 9 de cada 10 humanos respiram ar com altos níveis de poluentes. Para fazer esse jogo virar, muita gente tem colocado a cabeça para funcionar em busca de soluções para essa ‘epidemia’. E na busca por recursos os purificadores de ar se tornaram tendência de wellness com técnicas terapêuticas e até arte imersiva. Quer alguns bons exemplos?

A ‘Pollution Pods’, do artista britânico Michael Pinsky, é um desses modelos de instalação de arte imersiva que captura os cheiros únicos das cidades mais poluídas do mundo. Dessa maneira, o visitante consegue sentir na pele – e no ar – como os moradores desses lugares enfrentam diariamente a poluição.

Outro purificador tecnológico é conhecido como sensor pessoal de poluição do ar, que por meio de minúsculos sensores de bolso medem o dióxido de carbono, níveis de ozônio e partículas em suspensão. Os dados permitem avaliar com mais precisão a qualidade do ar em tempo real. Aliado a esta tecnologia, tem o ‘Airbubbl’, produto que promete limpar o ar que polui o interior dos carros e também o ‘Wynd’ que tem como ideia criar uma bolha de ar limpo ao redor da pessoa, removendo a poeira, causadores de alergias, fumaça e poluição do ar onde quer que for.

Além de proteger do novo Coronavírus, a máscara não é um acessório tão recente e já era bastante usada em cidades muito poluídas. Um exemplo disso é a marca sueca ‘Airinum’, que traz a tendência já comum na Ásia para a Europa com máscaras que possuem um sistema que filtra as partículas de ar poluído. Além disso, as roupas que mudam de cor em tempo real de acordo com a poluição e também vestuários que eliminam a poluição antes de chegar na pele.

Além disso, existe mais um aliado para combater os danos da poluição, como os problemas respiratórios,  o sal. A haloterapia ou terapia do sal – alternativa que pode ser usada para complementar o tratamento de algumas doenças respiratórias para reduzir os sintomas e aumentar a qualidade de vida – é uma tradição milenar em que as pessoas se aquecem em cavernas de sal natural e inalam o mineral. Pensando nisso, spas estão recriando ‘cavernas de sal’ usando tecnologia que infunde sal puro e íons negativos no ar.

E não para por aí. Os aparelhos domésticos de inalação de sal estão com tudo. Os problemas respiratórios são apenas alguns dos danos que a poluição pode trazer ao nosso corpo e pele. É por isso que as empresas de mercado de beleza, com destaque para as asiáticas, pensam em soluções para cosméticos antipoluição.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter