Por Thayana Nunes
Publicitário apaixonado por artes visuais, Pedro Garcia virou celebridade na web de um dia para o outro. Graças a seus posts no Facebook, ele não para mais de dar entrevistas. Já foi procurado pelo embaixador brasileiro na Bélgica, por jornalistas franceses, italianos, americanos… Tudo por conta de um hobby bem humorado, que acabou virando coisa séria: fotografar. Pedro, de 32 anos, hoje é mais conhecido pelo pseudônimo Cartiê Bressão, que adotou em homenagem ao fotógrafo francês Henri Cartier Bresson.
Sua rotina é sair pelas ruas do Rio de Janeiro fotografando cenas do cotidiano da cidade. Uma mulher tomando sol nas areias de Copacabana, crianças chupando um picolé ou trabalhadores descansando durante a breve folga do almoço… Além das imagens, que registram o olhar curioso de Pedro, ou Cartiê, como preferir, as legendas, sempre escritas em um francês aportuguesado, dão o tom. Resultado? Mais de 200 mil pessoas passam, por semana, por seu perfil no Facebook.
“De maneira geral, depende do humor e do lugar onde estou. As cenas aparecem e me tocam de alguma maneira”, contou Pedro ao Glamurama. “Quando morei fora – Pedro passou uma temporada em Londres e Buenos Aires -, a frase que mais escutava era ‘Você é do Rio? O que está fazendo aqui?’. As fotos são um pouco a minha resposta”. Clicando a “verdadeira cidade fluminense”, como ele mesmo diz, Pedro quer mostrar o “quão único é o ser humano”. “Isso só existe no Brasil”, afirma ele, que brinca citando uma frase de Tom Jobim: “Aqui é bom, mas é uma merda. Lá é uma merda, mas é bom”.
De tanto sucesso, as fotos – todas feitas com seu Iphone 4 com “dois ou três filtros do Instagram” – estão sendo vendidas e a procura é grande… “Não era meu objetivo a princípio, mas criei o site para ganhar dinheiro mesmo”. No site, uma imagem sai por R$ 265 nos tamanhos que o cliente – do mundo todo – quiser. “Está sendo surreal. Muita gente pedindo, brasileiros, italianos… Estou sendo chamado de cronista do cotidiano”. Ah, e Pedro não deixou de lado sua vocação para a publicidade. Sócio da empresa de crowdfunding de shows, a “Queremos”, ele é responsável por realizar turnês de vários artistas nacionais e internacionais. As apresentações da cantora sensação do momento, Clarice Falcão, estão sendo realizados pela “Queremos”, e eles acabam de abrir uma filial nos Estados Unidos, a WeDemand. Mais fotos de Cartiê Bressão, aqui.