Mudança dramática no mundo editorial da França nesta semana, com a definição de uma data para que uma lei aprovada em 2015 finalmente entre em vigor: a partir de 1º de outubro, marcas e publicações de todos os tipos estarão obrigadas a avisar seus respectivos clientes e leitores sobre qualquer alteração nas imagens de modelos, o famoso retoque digital por meio de Photoshop. O objetivo é evitar a propagação na mídia de tipos físicos impossíveis de serem conquistados pelas pessoas comuns. No caso de violação da nova regra, as multas podem chegar a € 37,5 mil (R$ 129,7 mil).
A data coincide com a publicação das edições de setembro das revistas de moda, a mais importante do ano para elas, e que geralmente são produzidas com meses de antecedência. Apesar de polêmica, a ideia de acabar com – ou ao menos informar sobre – os retoques digitais em revistas e afins conta com o apoio de várias famosas, como as cantoras Lord, Nicki Minaj e Zendaya, a atriz e comediante Lena Dunham e até Gisele Bündchen, que em 2013 aceitou ser clicada para uma campanha de jeans com o rosto limpo. (Por Anderson Antunes)