A cidade medieval que fica no caminho entre Milão e Veneza, é um dos lugares mais encantadores da Itália! Verona respira ares de romantismos devido a uma das histórias de amor mais famosas da literatura mundial: “Romeu e Julieta”. Isso mesmo não havendo provas se Shakespeare foi mesmo para Verona ou sequer à Itália.
Por Renata Araújo, do You Must Go
A maioria das pessoas chega até Verona de trem, já que o programa da cidade é passear a pé. A estação Puorta Nuova fica a 2kms do centro histórico e tem guarda malas para quem for só passar um dia. Claro que é possível também ir de carro e aproveitar para parar no meio do caminho e/ou ir para os arredores.
Uma vez em Verona, a dica é se perder pelas ruazinhas super charmosas. A cidade medieval começa na Porta Borsari, uma muralha romana lindíssima construída no ano 1D.C. Nesta área não é permitido circular carros. Para curtir a cidade com calma, o ideal são dois dias. Assim, você pode visitar todos os pontos turísticos e riscar da sua lista as atrações de Verona.
Onde ir em Verona
Um monumento belíssimo que merece ser visitado é a Arena de Verona, conhecida como mini coliseum na Piazza Brá. É uma construção da primeira metade do século I, do ano 30 AC e o terceiro maior anfiteatro romano do mundo. Além de poder apreciar e tirar fotos por fora, é possível também pagar ingresso para vê-lo por dentro. Custa 10 euros por pessoa. Durante o verão, acontecem shows memoráveis desde rock à opera. Já imaginou que beleza neste cenário?
Conhecida por ser a cidade de “Romeu e Julieta”, a Casa de Giulietta fica na Via Cappello, no centro histórico. A famosa cena da sacada na casa da família Capuleto, em que Julieta está no alto e Romeu declama suas juras de amor, é uma das passagens mais lembradas. Não se espante com a quantidade de gente! Está sempre muito cheia de turistas.
Outros pontos importantes de Verona são a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori, onde está o Palácio do Governo, com a Torre dei Lambertini. Um passeio belíssimo é visitar a antiga Ponte Romana, chamada também de Ponte Pietra, construída no ano 100 AC. A ponte está colada ao Castelvecchio, onde também há um museu de mesmo nome.
Onde ficar em Verona
O Pallazo Victoria fica no coração da cidade medieval, construído no século XVI, o palácio, como diz o nome, reúne quatro prédios e chega ser até um museu. As diárias, sempre com café da manhã incluído, variam de 220 euros em baixa temporada até 700 euros em alta.
Onde comer
Trattoria al Pompiere – No cardápio, pratos típicos da região de Veneto.
Antica Bottega del Vino – Restaurante histórico com uma imponente adega.
Ristorante Antica Torretta – Ambiente super romântico com mesas ao ar livre e pratos autênticos da região.