Depois de violar a quarentena no fim de maio para ir a uma festa em Córdoba, no sul da Espanha, o príncipe Joachim da Bélgica – que chegou a contrair o novo coronavírus durante as mini-férias mas passa bem – foi multado em € 10,4 mil (R$ 58,9 mil) pelo governo espanhol por ter desrespeitado o confinamento obrigatório imposto a todos que moram ou circulam por terras espanholas durante a pandemia.
Sobrinho do rei Filipe, o atual monarca da Bélgica, Joachim reconheceu o erro logo que tudo foi noticiado pela imprensa e pediu desculpas publicamente. Já a festa na qual ele marcou presença rolou em uma casa na qual também estavam pelo menos outras 26 pessoas, quando o número total de pessoas permitido em reuniões desse tipo não poderia passar de 15.
Um dos países mais afetados pelo Covid-19 na Europa, a Espanha já está em fase de desconfinamento, o que deve durar até o fim desse mês, mas algumas proibições ainda permanecem. Por lá, foram registrados até agora perto de 290 mil casos confirmados da doença e mais de 27 mil mortos, o que coloca o país atrás apenas do Reino Unido no velho continente nesse quesito. (Por Anderson Antunes)