Publicidade
STOCKHOLM, SWEDEN – DECEMBER 10: Crown Princess Victoria of Sweden attends the Nobel Prize Awards Ceremony at Concert Hall on December 10, 2017 in Stockholm, Sweden. (Photo by Pascal Le Segretain/Getty Images)
Em entrevista, princesa Vitória contou como tem sido difícil lidar com a prosopagnosia / Crédito: Getty Images

Muita gente não sabe que a herdeira do trono da Suécia sofre de um transtorno raro. A princesa Vitória, de 42 anos, tem prosopagnosia, também conhecida como cegueira de feições, que se caracteriza pela dificuldade em reconhecer rostos e nomes.

Pesquisas recentes revelam que 2% da população mundial sofrem desta desordem cognitiva em algum grau. E a filha dos reis Carlos Gustavo e Sílvia da Suécia, tem dificuldade em reconhecer o rosto de pessoas, inclusive as mais próximas, o que é uma questão ainda mais grave por ser quem é: uma integrante da realeza sueca que está sempre em eventos e festas oficiais, cheias de convidados importantes.

A Princesa Vitória – que é ‘mezzo brasileira’ já que sua mãe, a rainha Silvia, é filha de uma brasileira – não tem problemas de falar sobre o transtorno. Em uma entrevista, contou como tem sido difícil lidar com a prosopagnosia e que é obrigada a fazer “trabalho extra” para se lembrar das pessoas. É comum que as vítimas desse mal lembrem de uma determinada característica física, um cheiro ou a forma de andar.

Com muito esforço, a princesa tem conseguido cumprir suas tarefas reais. E por ser, em alguns casos, uma condição hereditária, fica atenta a seus filhos, Estelle e Oscar, de 7 e 3 anos, para detectar qualquer anomalia. Difícil hein?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 10 de Abril

Dia 10 de Abril

Altas horas   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por VIRAGE (@virage.paris) Não são as...

Instagram

Twitter